Cuidando do Sistema de Resfriamento

Um sistema de resfriamento passa por diversas etapas de refrigeração e são implantados com a finalidade de promover a troca de calor em processos industriais, aumentando o desempenho, reduzindo o tempo gasto e economizando os fluídos refrigerantes.

A troca térmica acontece quando a água em contato com o ar evapora – geralmente mais frio e com umidade relativa menor do que 100%, sendo que a mudança de estado da água requer energia que é suprida pela água remanescente na forma de calor, o que aumenta a capacidade de reter mais vapor d’água.

Por conta da repetição desse processo, a evaporação da água é responsável por cerca de 95% da refrigeração proporcionada por uma torre.

Tipos de Sistemas de Resfriamento

Os equipamentos são classificados em três tipos e diferenciam-se pela aplicação industrial, sendo temperatura da água, quantidade de água disponível, entre outros fatores.

SISTEMA ABERTO

Configurado para plantas que possuem grande disponibilidade de água, com qualidade satisfatória e baixa temperatura.
Pontos Fortes: necessita de baixo investimento inicial.
Pontos Fracos: alta demanda de água disponível, inviabilidade prática para o tratamento preventivo da água e alta descarga de água aquecida para o meio ambiente.

SISTEMA SEMI-ABERTO

Usado em plantas que necessitam de grandes vazões em circulação.
Pontos Fortes: utiliza baixa quantidade de água, permite controle da temperatura da água, tratamento preventivo à problemas desenvolvidos pela água.
Pontos Fracos: a recirculação exige investimentos iniciais mais elevados, não atendem quando a temperatura da água resfriada seja muito inferior à  temperatura de bulbo úmido.

SISTEMA FECHADO

Utilizado quando se faz necessária a manutenção da temperatura em níveis menores ou maiores do Sistema Semi-Aberto.
Pontos Fortes: perda de água por evaporação minimizada, controle e operação em temperaturas menores que a temperatura de bulbo úmido (menores que 10 C), tratamento preventivo à problemas desenvolvidos pela água.
Pontos Fracos: maiores recursos no investimento inicial, limitado para altas vazões de circulação.

Atenção ao seu equipamento

Com o tempo, o sistema de resfriamento pode apresentar algum tipo de dano se não cuidado da forma ideal, como o depósito de elementos corrosivos no equipamento que podem gerar incrustações.

Para minimizar os problemas químicos, físicos e biológicos, o ideal é investir em um tratamento químico correto e constante, sendo que o custo-benefício pode ser bem mais alto se o serviços estiver adequado com uma operação otimizada que economize energia e garanta eficiência industrial.  

Limpeza é essencial

O objetivo da limpeza de torres de resfriamento, manutenção do sistema e dos condensadores evaporativos é remover corpos estranhos, sólidos, lodo, limo e outras incrustações que estejam depositadas no equipamento por meio de produtos químicos específicos.

O tratamento serve para controle de dureza, pH, condutividade e a contagem de bactérias, como forma de aumentar o desempenho da torre de resfriamento e da rede de trocadores de calor. A solicitação para o processo acontece de forma preventiva ou corretiva. Sendo que a preventiva é o serviço periódico que impede qualquer problema futuro que acabe em paralisação dos serviços da indústria, sempre por meio de visitas técnicas, coleta e análise das águas, além da aplicação dos produtos químicos corretos (de acordo com o tipo de processo e água de reposição).

Já o serviço corretivo acontece quando problemas são evidentes e precisam de solução imediata. O intuito do tratamento preventivo é que não chegue a esse estado e prejudique toda a produção. O ideal é montar, juntamente com uma equipe especializada, um cronograma com datas pré-determinadas para realização da limpeza e da manutenção necessária.

O tratamento químico de Condensadores Evaporativos, Torres de Resfriamento e Unidades de Água Gelada irá prevenir possíveis riscos à segurança dos colaboradores, assim como a integridade do equipamento. Confie este tipo de serviço em especialistas com credibilidade no assunto. Confira as etapas da Multiagua com cases de sucesso.