Tipos de Corrosões em Torres de Resfriamento

A manutenção e limpeza constante da torre de resfriamento pode evitar diversos problemas ocasionados por incrustações, que aparece em diversas formas e mecanismos. Saiba quando o seu equipamento industrial está com corrosão e conheça alguns tipos já diagnosticados para o tratamento ideal.  

Pittings ou Pites: o tipo de corrosão mais destrutivo com grande capacidade de penetração, sendo puntiforme e localizada.

Corrosão Galvânica: quando dois ou mais metais com diferença significativa de potenciais de oxidação estão ligados ou imersos em um eletrólito – como a água com sais dissolvidos. Esse problema pode ser resolvido com organização da disposição dos metais.

Corrosão Sob Fissura ou Cavidades: ocorre em áreas isoladas de maneira localizada e intensa, como em rachaduras, embaixo de depósitos, rebites.  

Corrosão por Tensão Fraturante: causada pela existência de tensões no metal, onde há fraturas e quebras, principalmente, de aços inoxidáveis e latão.

Esfoliação ou Separação de Liga: quando um ou mais componentes de uma liga metálica são removidos de maneira seletiva do metal. Esse tipo de corrosão é influenciado por metalurgia das ligas envolvidas, condições ambientais e características físico-químicas da água do processo.

Corrosão Intergranular: aparece nas imediações dos grãos do metal em nível molecular, geralmente em locais com elevadas temperaturas ou grandes esforços.

Abrasão: uma das causas principais de falhas em sistemas e instalações de água de resfriamento , ocorre quando a superfície do metal é submetida a uma força aplicada pelos sólidos suspensos, bolhas de gases ou pelo próprio fluxo de líquido – causando a deterioração.

Solucione os problemas da sua torre de resfriamento, peça uma consultoria.

Dados: Guia Tratamento de Água