Reduzindo o consumo de combustível em caldeiras

Como já falamos anteriormente, as caldeiras a vapor são utilizadas em uma grande diversidade de segmentos industriais e para seu funcionamento faz-se necessário a queima de alguma fonte de combustível, como gás, óleo, biomassa, entre outros. Já falamos um pouco sobre tipos de combustíveis para caldeiras neste outro post aqui.

Nem sempre a queima desses combustíveis são realizadas de forma eficiente, aproveitando o máximo possível de sua capacidade. Com a falta de controle da queima do combustível, a indústria passa a perder dinheiro e capacidade produtiva, fator que ocorre com grande frequência. Mas como mudar esse cenário e passar a aproveitar o máximo possível da capacidade do combustível? Confira algumas dicas que a Multiagua preparou para você!

Presença de ar

O primeiro passo para melhorar o consumo de combustível de sua caldeira é analisar a quantidade de ar que a caldeira está recebendo. Deve-se proporcionar a quantidade ideal de ar para a queima. Quando existe uma quantidade de ar menor do que a necessária para fazer a combustão, é produzido o Monóxido de Carbono e assim realizado um combustão incompleta.

Mas, a presença excessiva de ar também poderá prejudicar a combustão, fazendo com que a temperatura dos gases diminuam e a queima de combustível seja muito maior, diminuindo a capacidade e desempenho em sua produção.

Gases de combustão

Os gases de combustão são primordiais durante a queima do combustível e geração de energia. A quantidade ideal de cada tipo de gás é grande responsável em determinar a qualidade de combustão e capacidade de sua caldeira. Sendo assim, sempre realize a medição dos gases para realizar possíveis ajustes.

Através do monitoramento de gases como CO², O² e CO é possível verificar se sua caldeira está tendo uma combustão completa ou incompleta, se o calor está sendo aproveitado ao máximo, se a quantidade de ar que está sendo fornecida é a ideal, se o combustível está sendo aproveitado ao máximo e ainda controlar o nível de poluição que a caldeira está gerando. 

Manutenções

Outro fator importante para tirar o máximo de proveito de sua caldeira e aumentar o desempenho de sua produção é a realização de manutenções preventivas e corretivas regularmente.

É durante as manutenções que grande parte dos erros de sua caldeira são identificados e corrigidos, podendo ajustar cada um dos detalhes para que a caldeira seja utilizada em sua capacidade máxima e o gasto de combustível seja menor.

A Multiagua tem soluções completas para cuidar da capacidade de sua caldeira, realizando tratamentos preventivos e corretivos de acordo com a necessidade de sua indústria. Saiba mais sobre as soluções da Multigua para sua caldeira e comece a aumentar a sua capacidade produtiva e reduzir o consumo de combustível, tendo o melhor aproveitamento de seu investimento.