Parada técnica de final de ano e o tratamento da água da caldeira

O final de ano se aproxima e as indústrias estão se preparando para uma parada técnica necessária. Essa pausa nas operações é essencial para realizar manutenção preventiva em equipamentos industriais, como caldeiras, aumentando a produtividade e eficiência para o próximo ano que está por vir.

Mas, como preparar a sua caldeira para as paradas técnicas de final de ano?

Além da produtividade e eficiência, a manutenção anual nas caldeiras, durante o período em que há uma baixa na produção, é responsável por garantir diversos benefícios para a indústria, como:

– Segurança durante as operações;
– Aumento da vida útil dos equipamentos;
– Redução de riscos de avarias;
– Conformidade com as regulamentações, como a NR-13;
– Economia de energia;
– Melhoria da qualidade do produto;
– Redução de custos;
– Redução no número de paradas técnicas não previstas;
– Execução da manutenção de forma organizada e minimizando o impacto nas operações diárias.

Quando o assunto são as paradas técnicas e o tratamento correto da água da caldeira, os principais desafios e aspectos a serem observados durante o plano de manutenção são:

Depósitos e incrustações: compostos por minerais, sólidos suspensos e produtos químicos presentes na água de alimentação. À medida que o vapor é produzido, essas substâncias se acumulam nas superfícies de transferência de calor, reduzindo a eficiência do sistema.

Corrosão: a água utilizada na geração de vapor pode conter agentes corrosivos, como oxigênio dissolvido, gases ácidos e produtos químicos agressivos, ocasionando em corrosão do equipamento, fator responsável por danos estruturais, vazamentos e redução da vida útil dos componentes da caldeira.

Arraste de sólidos e espuma: ocorre quando partículas sólidas são carregadas pelo vapor, podendo causar danos aos equipamentos, como turbinas e válvulas. Já a formação de espuma interfere na separação entre água e vapor, afetando a qualidade do vapor produzido.

Contaminação microbiológica: bactérias, algas e fungos podem se proliferar, gerando obstrução de tubos, formação de biofilmes e odores desagradáveis.


A sua indústria já está preparada para a parada técnica de final de ano?

Com a Multiagua, sua indústria poderá contar com uma equipe especializada no tratamento para geração de vapor, com soluções completas, que vão desde a instalação do equipamento até toda a vida útil do mesmo.

Nosso programa de tratamento preventivo é focado em ações para diagnosticar, monitorar, desenvolver e aplicar a melhor tecnologia disponível nos processos de geração de vapor, oferecendo os melhores resultados para sua indústria. 

Além disso, você ainda poderá contar com soluções para limpezas químicas, tratamento de água de condensado e fornecimento de skids, abrandadores e bombas dosadoras.

Conheça mais sobre nossas soluções para geração de vapor, fale conosco para agendar um diagnóstico completo para sua caldeira e esteja preparado para as paradas técnicas de final de ano.