O Marco Legal do Saneamento Básico
Com a Lei nº14.026 sancionada em 15 de julho de 2020, o novo Marco Legal do Saneamento Básico veio com o objetivo de tornar o saneamento universal, de forma que os planos previstos, até o final de 2033, é que a coleta de esgoto chegue para 90% da população e fornecimento de água potável atinja 99%.
Ainda, a lei veio com o foco de incluir a participação das empresas públicas e privadas, alcançar o fim dos lixões e regularizar o setor.
Este ano, o Marco Legal do Saneamento Básico completou 2 anos e o que mudou?
Com a implementação da lei, sete dispositivos legais foram alterados e, com isso, as empresas tiveram que passar por mudanças para atender às regulamentações.
Além disso, o Marco trouxe o fim do direito de preferência das empresas estaduais, deixando aberto a execução de serviços por empresas (públicas ou privadas) caso a meta não seja cumprida.
Contratos que não possuíam metas de universalização, tiveram o prazo até março deste ano para viabilizar a inclusão, além de cláusulas de redução de perdas na distribuição, qualidade, melhorias em processos de tratamentos e reúso, entre outras.
O Governo Federal avaliou, em março, os resultados que vêm sido obtidos com o Marco Legal e concluiu que tem sido eficaz para a atração de investimentos para obras e projetos de saneamento por todo o Brasil.
Quanto ao impacto no meio ambiente e na redução do consumo de água, ainda é cedo para poder analisar uma alteração significativa.
As expectativas ainda são grandes para que a meta para 2033 seja alcançada e que, finalmente, o Brasil possa mudar o cenário de ser considerado um país com baixa cobertura de saneamento.
A Multiagua acredita que com as soluções corretas e cada indústria fazendo a sua parte em realizar o tratamento correto para seus efluentes, aproveitando a água de reuso para processos que não necessitam de água potável e com o uso consciente da água, juntos poderemos contribuir para um Brasil melhor.
Nossas soluções oferecem garantia de padrão de qualidade certificada pela ISO e licenças que regulamentam nossa atividade perante aos órgãos como: CETESB, Ibama, Polícia Federal, CRQ, entre outros.
Conheça nossas soluções em tratamento de efluentes e clique aqui para conhecer todas as outras soluções, vamos juntos levar a eficiência das águas industriais para o seu negócio, reduzindo os seus custos, mas também o seu consumo. Fale conosco e saiba como a Multiagua pode ajudar a sua indústria.