Dicas para um consumo consciente

Sabe-se que a atenção ao consumo de água no mundo torna-se cada dia mais importante.

Apesar de 70% do planeta ser formado por água,  apenas 1% é potável, fazendo com que a atenção seja redobrada para que não passemos por períodos de escassez e crises hídricas.

Sendo assim, o consumo consciente passa a ser um assunto que deve fazer parte do cotidiano de cada pessoa. Lembrando que, consumo consciente não é deixar de fazer uso da água, mas sim repensar a forma como ela é utilizada e encontrar meios de diminuir o desperdício.

As principais medidas e as mais comuns são: o reúso da água, o tratamento e reutilização para lavagem e irrigação e a tomada de medidas de economia.

A Multiagua preparou 5 dicas de como levar o consumo consciente da água para o dia a dia de sua empresa. Confira: 

1 – Campanhas internas de conscientização

Ter toda a sua equipe envolvida nos processos e metas de economia de água é a etapa mais importante. Todos os envolvidos devem ter a consciência de seus gastos, entender a importância e o que pode fazer para colaborar com melhorias no consumo deste bem.

Para isso, promover palestras e reuniões sobre o tema economia de água buscando educar seu quadro de funcionários sobre o assunto, pode ser o primeiro passo a ser aplicado dentro da indústria.

 

2 – Identifique e acabe com possíveis vazamentos

Os vazamentos não identificados e solucionados são as maiores fontes de desperdício de água e também de altas contas no final do mês. Uma torneira pingando, por exemplo, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia, número que equivale a 16 mil litros de água por ano. Assustador, não é mesmo?

Sendo assim, é necessário a realização de frequentes checagens para a identificação de vazamentos, solucionando o problema o quanto antes.

Para facilitar essa checagem, a melhor forma é envolver os funcionários, deixando um canal aberto para que eles informem quando verem algo de errado.

 

3 – Faça a captação da água da chuva

Um sistema simples de captação de água da chuva poderá diminuir seu consumo e gasto no final do mês.

Essa água captada poderá ser utilizada para fins de reúso e estar presente em diversos processos dentro da indústria.

 

4 – De olho nas torneiras e descargas

O número de pessoas que utilizam torneiras e banheiros durante um dia comum dentro da indústria pode ser alto. 

Reveja e substitua as torneiras e descargas por tecnologias mais novas e eficientes, colaborando para o controle do desperdício.

Torneiras de pressão, por exemplo, podem economizar até 20% em relação às convencionais.

 

5 – Implemente o reúso

Reaproveitar a água para utilização em etapas produtivas e processos pode ser a saída quando o consumo ainda continua alto.

Além de toda a economia financeira, sua empresa passará a contribuir pela diminuição do quadro de escassez de água no mundo.

Para que o reúso da água seja possível, faz-se necessário a implementação do tratamento dos efluentes industriais, redirecionando assim a água para processos como lavagem de maquinário, banheiros, limpeza em geral, entre outras atividades.

A Multiagua tem a solução ideal para que você possa começar a fazer reúso de sua água, auxiliando em todas as etapas do processo de tratamento de seu efluente, através do fornecimento de equipamentos e produtos específicos para a sua necessidade.

Quer saber mais sobre o reúso? Confira nosso artigo sobre esse tema e entenda mais sobre o assunto.

Entre em contato, conheça mais sobre o tratamento de efluentes que a Multiagua pode oferecer para sua indústria e agende um diagnóstico completo para a sua indústria.