Processo de reúso do efluente

Podemos definir como água de reúso a água que é obtida através do tratamento dos efluentes gerados por residências, comércios e indústrias.

Após esta etapa, que pode ser em nível avançado de tratamento, a água apesar de ainda não ser potável e não indicada para o consumo humano, ela se torna segura para o uso em diversos processos, como: lavagem de carro, limpeza do piso e de máquinas, uso para descarga em vasos sanitários, irrigação de áreas verdes e até mesmo o seu uso processos industriais onde não se requer um nível de potabilidade.

Hoje, os efluentes que são produzidos pelas indústrias estão entre os mais perigosos para o meio ambiente, pois alguns deles possuem a alta presença de metais pesados, óleos e substâncias nocivas para a natureza. Com o tratamento ideal, o efluente poderá voltar para a indústria para ser reutilizado em seus processos, trazendo inúmeros benefícios para a empresa, como:

– Economia com a diminuição do uso de água potável;

– Imagem eco friendly perante aos clientes;

– Sempre terá recursos suficientes para os seus processos de produção;

– Contribuição para a preservação do meio ambiente;

– Valorização da marca;

– Diminuição de prejuízos causados por possíveis períodos de escassez de água;

– E muito mais!

 

Etapas para tratamento dos efluentes

Para o efluente estar de acordo para o reúso, o mesmo deverá passar por um processo de tratamento específico que pode ser dividido em três níveis, sendo eles:

Nível primário: tratamento realizado para remoção e diminuição de materiais sólidos e flutuantes presentes na água. Esse processo irá auxiliar na obtenção de uma menor turbidez na água, através do uso de equipamentos como peneiras, separadores e também os produtos químicos que promovem a separação dos materiais sólidos através dos processos conhecidos como floculação e decantação;

Nível secundário: a matéria orgânica presente no efluente é removida durante o segundo nível do tratamento. Nesse nível é realizado um tratamento biológico, que, quando bem feito, pode garantir até 95% de redução na poluição da água;

Nível terciário: todos os elementos que não foram removidos em um dos dois níveis anteriores, serão removidos através de processo em nível avançado. São técnicas utilizadas para esta finalidade a adsorção química, oxidação, separação por membranas semi-permeáveis, biotecnologia, entre outros. É nesse nível de tratamento que os contaminantes mais resistentes e poluentes são removidos e o efluente é preparado para virar água de reúso para a indústria.

A Multiagua oferece para a sua indústria uma solução completa para o tratamento de seus efluentes, desde o nível primário até a produção de água de reúso, aumentando a sua produtividade com a economia que você busca. Conheça mais sobre as soluções de tratamento para efluentes.