5 dicas para tornar sua empresa sustentável

O termo sustentabilidade, ultimamente, tem sido foco de discussão nos mais diversos tipos de negócios, especialmente após a cultura ESG ter se tornado ponto primordial para os negócios que querem se manter competitivos e atualizados perante o mercado.

A sigla ESG é composta por três pilares: Environmental (meio ambiente), Social (social) e Governance (governança corporativa).

Ao pensarmos em sustentabilidade e focarmos no E do ESG, podemos dizer que uma empresa sustentável é aquela que busca gerir seus recursos com inteligência, independência, autonomia e responsabilidade, utilizando-os de forma consciente e racional, além de aplicar medidas que contribuem para o meio ambiente, pessoas e para a própria empresa.

A busca pelo melhor uso e aproveitamento da água nas indústrias, por exemplo, é uma das práticas e pautas de grande importância para o momento, especialmente ao levarmos em consideração às crises hídricas que o Brasil tem enfrentado desde 2014, o grande aumento no consumo de água nos últimos anos e como a falta de água pode afetar drasticamente as indústrias, desde as tradicionais de consumo (shoppings, farmácias, etc.) até as unidades comerciais, como galpões e escritórios.

A água está por trás de inúmeros processos dentro de um negócio, indo além das torneiras e descargas, sendo indispensável para as etapas produtivas e tendo seu maior consumo presente nos processos de limpeza, geração de vapor e refrigeração.

Mas como aproveitar este recurso de forma sustentável?

Confira abaixo 5 dicas para tornar sua empresa sustentável e obter um consumo consciente da água dentro da indústria:

1. Invista numa cultura ESG: o ESG veio para ficar e o quanto antes sua empresa se adequar aos 3 pilares desta nova cultura, antes você obterá práticas que contribuirão para seu negócio, sua equipe e para o meio ambiente;
2. Obtenha soluções sustentáveis: priorize soluções que agreguem valor e reduzam o consumo de insumos sustentáveis. Fazer uma revisão em seu processo produtivo e encontrar formas de adaptar sua infraestrutura para projetos que priorizem um consumo eficiente deve ser o primeiro passo. Algumas das soluções que podem te ajudar são: a água de reuso, o tratamento de efluente, captação de água, entre outros;
3. Estabeleça metas e ações: é indispensável que você tenha total consciência de quais são os reais gastos de sua empresa, tornando claro quais serão as medidas para reduzir o consumo de água e obter processos eficientes. Uma análise completa do consumo, indo além das torneiras, é indispensável para saber quais as ações necessárias;
4. Realize a gestão de resíduos: o tratamento correto de efluente antes de seu descarte é indispensável para uma indústria que preza pela sustentabilidade e pelo cuidado com o meio ambiente. Uma gestão eficiente de resíduos pode acarretar em diversos benefícios, sendo um deles a redução no consumo de água com a possibilidade de geração de água de reuso para processos que não necessitam de água potável, como limpeza, irrigação, entre outros;
5. Invista na cultura de sua empresa: não basta ter ações que reduzam o consumo de água se a sua equipe não estiver inserida dentro da cultura de consumo consciente. Educar e criar hábitos sustentáveis é primordial para que as ações sejam colocadas em prática de forma eficiente. Palestras, cursos e ações internas podem contribuir para que sua equipe esteja inserida na importância que cada um tem dentro da sustentabilidade de seu negócio.

Aqui na Multiagua, nós prezamos sempre por encontrar as melhores soluções para o seu negócio utilizar a água de forma eficiente, reduzindo o consumo, custos e aproveitando ao máximo este recurso.

Com soluções personalizadas de acordo com a sua produção e necessidade de sua indústria, ajudamos o seu negócio a ter o tratamento correto da água para geração de vapor, sistemas de resfriamento, efluentes e afluentes. Fale conosco e descubra como podemos auxiliar sua indústria no processo de economia e eficiência no uso da água.