O uso de caldeiras nas indústrias

 

Desde a revolução industrial, o vapor passou a ser parte primordial nos processos produtivos e, atualmente, é parte integral e fundamental até mesmo com as diversas tecnologias e indústrias modernizadas.

Com um insumo de fácil acesso e extremamente barato, água, os mais diversos segmentos industriais passaram a fazer uso de caldeiras a vapor em seus processos produtivos, como: frigoríficos, madeireiras, laticínios, termelétricas, petróleo, alimentos em geral, metalúrgicas, têxtil e muitas outras.

Ao falarmos do uso do vapor na indústria, podemos citar 3 principais usos, sendo eles:

– Vapor para aquecimento: utilizado para a realização da troca de calor em determinado produto ou processo. Muito frequente em indústrias do setor alimentício, químicas e de esterilização;

– Vapor para movimentação: neste caso, o vapor é utilizado como força motriz, ou seja, geração de energia para equipamentos que funcionam à base de turbinas de vapor, como bombas, compressores, etc.;

– Vapor para limpeza e esterilização: a alta temperatura que o vapor pode atingir faz com que o mesmo penetre facilmente em superfícies e materiais, realizando assim a eliminação de microrganismos. Para esse tipo de uso, a atenção a qualidade da água utilizada na caldeira deverá ser redobrada, pois a mesma deverá estar isenta de possíveis contaminantes. Este tipo de utilização é encontrada principalmente em cozinhas, lavanderias e hospitais.

Cada tipo de indústria e processo produtivo necessitará de um tipo de caldeira diferente, de acordo com a sua capacidade produtiva e espaço disponível. Dentre os principais tipos de caldeiras, encontramos as aquatubulares, flamotubulares e as mistas. Explicamos melhor sobre cada um delas e seus diferenciais aqui. Ainda, cada tipo de caldeira e produção poderá ter um tipo de combustível diferente, trazendo desempenho e maior capacidade para sua produção. Saiba sobre os 3 principais tipos de combustíveis para caldeiras industriais neste nosso outros post.

Como já falado anteriormente, as caldeiras necessitam de tratamentos preventivos e corretivos para manter seu funcionamento gerando o máximo possível, além ainda de evitar possíveis acidentes, como explosões e incêndios.

As caldeiras deverão ter seus tubos limpos e inspecionados com frequência, mantendo as superfícies livres de incrustações e corrosões. Se algo sair errado, será necessário a remoção desses anomalias a fim de evitar o entupimento ou um grave acidente. Nas inspeções NR-13, vistoriar o lado água é fundamental para prevenir futuros problemas com a integridade do equipamento, falhas e aumento incompatível da pressão de vapor.

A Multiagua oferece um serviço de qualidade certificado pela ISO 9001, sendo regulamentada pelos órgão de fiscalização. Com isso, conte com serviços especializados e personalizados de acordo com a necessidade da caldeira de sua indústria, através de:

– Programas de tratamentos preventivos;

– Limpezas químicas para remover substâncias indesejadas ou incrustação e corrosão;

– Tratamento completo para a água de sua caldeira;

– Fornecimento de equipamentos para facilitar o processo de tratamento no dia a dia.

Entre em contato e saiba mais sobre o uso das caldeiras na indústria e como a Multiagua poderá auxiliar no aumento de eficiência em sua produção.