Diferenças entre caldeiras flamotubulares, aquatubulares e mistas

Dentre os diferentes tipos de caldeiras existentes estão as caldeiras flamotubulares, aquatubulares e as mistas, onde cada uma delas possui um processo diferente em seu funcionamento, indicações diferentes e benefícios distintos. Mas qual escolher?

Conheça algumas das principais características e vantagens de cada um dos três tipos de caldeiras:

Caldeiras flamotubulares

De grande importância para a produção industrial, as caldeiras flamotubulares são assim chamadas devido a forma como é realizado o processo de combustão: dentro de seus tubos circulam os gases que farão a combustão e em seu entorno a água que será aquecida.

Esse tipo de caldeira suporta locais de baixa pressão, temperatura e demanda de vapor.

Podem possuir pequenas dimensões, facilitando seu uso, e funcionam através de combustíveis líquidos, como o óleo BPF e gás (natural e GLP).

Caldeiras aquatubulares

Nesse tipo de caldeira, a água que será transformada em vapor passa dentro das tubulações e a combustão dos gases ocorre em torno dos tubos.

As caldeiras aquatubulares, diferente das caldeiras mistas, suportam altas pressões e temperaturas e produzem grande quantidade de vapor, oferecendo maior eficiência na produção.

Devido a essas características, esse tipo de caldeira é utilizado principalmente na geração de energia. Mas oferece a possibilidade de desenvolver projetos menores para utilização em processos industriais.

Ainda, vale ressaltar que ela suporta qualquer tipo de combustível.

Caldeiras mistas

As caldeiras mistas, são uma junção de dois tipos de caldeiras diferentes: as aquatubulares e as flamotubulares.

Elas misturam o processo de combustão das caldeiras flamotubulares com os paredes de tubos de água, característica das caldeiras aquatubulares.

A geração de vapor com esse tipo de caldeira é realizada através do uso de combustíveis sólidos e, devido ao seu tamanho compacto, é ideal para quem necessita de apenas uma pequena produção e uma quantidade menor de vapor.

Outra característica que vale se atentar ao escolher esse tipo de caldeira, é que a mesma suporta apenas uma pressão e temperatura menor.

Cada uma das caldeiras é indicada para um tamanho diferente de produção, mas todas são eficientes e com os cuidados preventivos e tratamentos corretos de suas águas, podem oferecer ainda mais resultados para seu negócio.

Conheça todas as soluções em tratamentos para águas de sua caldeira.