Etapas para o tratamento de efluentes
A partir das mais variadas etapas dos processos produtivos dentro de uma indústria originam-se resíduos líquidos, os chamados de efluentes industriais.
Para a realização do descarte desse resíduo na natureza, faz-se necessário o tratamento correto para que não haja contaminação e danos ambientais.
É através do tratamento os efluentes industriais que se faz a remoção de todo e qualquer material sólido, microrganismos, substâncias químicas provenientes do processo produtivo e demanda bioquímica de oxigênio.
Sendo assim, o tratamento deverá ser realizado de acordo com a necessidade de cada indústria e características de seu efluente. Especialistas avaliam amostras do efluente e indicam o processo ideal de tratamento, o qual difere de acordo com cada carga poluidora.
Dentre os processos de tratamento de efluentes, podemos citar 3: os processos físicos, os químicos e os biológicos.
Processos físicos: responsáveis por remover os sólidos em suspensão e flutuantes através de separação física. Ainda, são nesses processos que toda a matéria orgânica e inorgânica são removidas.
Processos químicos: realizados com o uso de produtos químicos específicos para cada etapa e finalidade, obtendo o tratamento através de reações químicas.
Processos biológicos: transformação da matéria orgânica dissolvida em sólidos, para assim realizar a sua remoção. Podendo realizar através de processo aeróbios ou facultativos.
Estes processos estão inclusos em etapas de tratamento dos efluentes, as quais podem ser divididos em 4, sendo elas:
Tratamento preliminar: composto por processos físicos, o tratamento preliminar é responsável pela remoção dos sólidos presentes no efluente através do gradeamento (remoção de sólidos mais grosseiros e maiores) e da desarenação (remoção de areia através da sedimentação).
Tratamento primário: composto por processos físico-químicos, é realizada a equalização e neutralização da carga do efluente. Para tal é realizado a adição de produtos químicos e feita a remoção de sólidos através dos processos físicos. Nesta etapa podemos citar a floculação (agrupamento das partículas através dos produtos químicos), a decantação primária (separação dos sólidos) e a peneira rotativa (removendo os sólidos que o gradeamento não foi suficiente).
Tratamento secundário: utilização de reações bioquímicas para a remoção da matéria orgânica. Nesta etapa é faz necessário o uso de um tanque de aeração, da decantação secundária e retorno do lodo (clarificação do efluente) e descarte do lodo.
Tratamento de efluente com lodo: responsável pela redução do volume do lodo, retirando toda a sua água e tornando o lodo mais sólido, etapa a qual pode ser chamada de adensamento do lodo. Ainda, nesta etapa são realizados a digestão anaeróbia, o condicionamento químico e a desidratação do lodo.
Realize uma análise dos efluentes de sua indústria e passe a tratá-los de forma correta e eficiente, gerando benefícios para seu negócio e para o meio ambiente. Conheça as soluções da Multiagua para tratamento de efluentes industriais.