Equipamentos e produtos químicos para o tratamento de efluentes
Partindo do princípio de que o efluente é toda substância que é produzida pelo homem, seja em residência ou indústria, e que são posteriormente despejadas de volta ao meio ambiente, o tratamento correto antes da realização do descarte é indispensável para que não ocorra a contaminação do solo, rios e meio ambiente no geral. A utilização de equipamentos e produtos químicos específicos para o tratamento de efluentes é indispensável para a eficiência do tratamento.
Entre os principais benefícios e motivos para que seja realizado o correto tratamento do efluente industrial estão:
– Reduz a possibilidade de poluição e contaminação do meio em que é despejado, seja água, solo ou ar;
– Deixa de ser uma ameaça para todo o ecossistema, preservando a fauna e flora;
– Ao realizar o correto descarte, a empresa passa a agir dentro da lei e não comete um crime ambiental, o qual pode acarretar em severas multas e punições para a empresa;
– A falta de tratamento pode dificultar ou até mesmo impedir a aprovação de possíveis financiamentos solicitados, pois faz-se necessário a apresentação de um licenciamento ambiental;
– A empresa passa a ser vista como uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e é ecologicamente correta, assim contribuindo para o marketing verde e até mesmo gerando novas oportunidades de negócios e novos clientes.
Mas, para que servem os equipamentos no tratamento de efluentes e como eles contribuem para um processo eficiente?
Os equipamentos para o tratamento de efluentes são utilizados para separar e remover os resíduos presentes nos efluentes. Eles são projetados para atender diferentes demandas e podem ser utilizados em processos de tratamento físico, químico e biológico.
Alguns dos equipamentos encontrados com maior frequência no processo de tratamento de efluentes industriais são:
– Calha Parshall;
– Peneira estática e autolimpante;
– Membrana difusora de ar;
– Ponte raspadora;
– Decantador;
– Flotador;
– Adensador.
E os produtos químicos? Em qual etapa do tratamento de efluentes eles entram?
Os produtos químicos são utilizados no tratamento de efluentes para auxiliar na remoção de contaminantes, como metais pesados, óleos e graxas, realizando a oxidação de elementos e separação de partículas para a decantação dos sólidos em suspensão.
Vale ressaltar que os produtos químicos são aplicados de acordo com a natureza dos resíduos presentes no efluente e a necessidade de cada processo de tratamento, sendo que podem ser combinados diversos produtos para alcançar um resultado positivo no tratamento.
Alguns dos produtos químicos utilizados são: coagulantes, PAC, floculantes, polímeros, entre outros.
Aqui na Multiagua oferecemos equipamentos e produtos químicos para um tratamento de qualidade para seu efluente industrial, realizando a combinação necessária de acordo com seu tipo de efluente.
Além disso, atuamos com uma estrutura de consultoria separada em 3 níveis: projeto completo, melhoria de desempenho e retrofit de ETE.
Quer saber mais sobre cada um dos equipamentos e produtos químicos utilizados no tratamento de efluentes? Acesse aqui e fale conosco para levar a eficiência para a sua indústria.