A importância do uso de equipamentos de segurança em ETA e ETE
Quando o assunto é a proteção dos trabalhadores, o uso de equipamentos de segurança é indispensável em diversas áreas e nas estações de tratamento, sejam de afluentes ou efluentes, não é diferente.
Os responsáveis pela manutenção e funcionamento das ETAs e ETEs devem sempre estar preparados contra diversos possíveis riscos, como: contaminação por produtos químicos, presença de animais peçonhentos, possíveis ferimentos e quedas de alturas, explosões, ruídos altos e excessivos, presença de contaminantes, quedas de materiais, entre outros.
Ainda, outros riscos, não causados por acidentes, podem levar sérios danos à saúde humana, especialmente em ETEs, devido às substâncias presentes no meio, como: hepatites, dermatites, leptospirose, doenças respiratórias, entre outras.
Ao longo dos anos os sistemas de tratamento passaram por aprimoramentos e hoje, grande parte, oferecem a possibilidade de automatização em diversas etapas do processo, reduzindo a necessidade de presença constante de um operador no local e esforço físico para manter a operação funcionando corretamente, o que, consequentemente, reduz também o número de acidentes ocasionados.
Dentre os equipamentos de segurança necessários em uma operação de ETA ou ETE, podemos citar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva), sendo os principais:
– Luvas de materiais variados, como látex, borracha, proteção mecânica, PVC, entre outras;
– Roupas impermeáveis;
– Botas de borracha e com material antiderrapante;
– Botas de segurança;
– Máscaras semi facial e facial com filtros de acordo com os produtos utilizados no tratamento;
– Óculos de proteção contra impactos;
– Capacete;
– Em caso de operação em locais altos ou em espaços confinados, a NR-33 e NR-35 preveem o uso de kits de segurança para ambos os casos;
– Sistemas de monitoramento ambiental para a identificação de gases, correntes, etc;
– Entre muitos outros.
Vale ressaltar que os equipamentos utilizados devem estar de acordo com as normas regulamentadoras, além de atender as medidas de proteção individual e coletiva e estarem de acordo com o tipo de estação de tratamento e suas metodologias de operação.
Aqui na Multiagua, nossa equipe trabalha dentro de todas as normas regulamentadoras, buscando a qualidade do serviço sem deixar de lado a segurança de todos os envolvidos.
Conheça mais sobre nossas soluções em tratamentos de afluentes e de efluentes e conte com a segurança que só a Multiagua oferece.