Tipos de filtros para o sistema de resfriamento
Encontrada nos mais diversos tipos de indústrias (siderúrgica, refinarias, petroquímicas, entre outras) que atuam com processos que necessitam de grande quantidade de produção de calor, as torres de resfriamento são responsáveis por resfriar grandes quantidades de água que já foram utilizadas durante os processos produtivos, fazendo com que a mesma possa voltar a ser utilizada pela indústria, reduzindo seus custos com água e ainda contribuindo para o meio ambiente.
Para que ocorra utilização eficiente da água, diminuindo o consumo e encontrando limites de descarte, além de proteger o equipamento contra a corrosão e incrustação, deve-se realizar o correto tratamento da água que entra na torre de resfriamento.
Um dos processos de tratamento da água da torre de resfriamento é a filtração, a qual é responsável pela remoção dos sólidos presentes.
Sendo feita na vazão total da torre de resfriamento ou apenas em uma parcela da vazão (filtração parcial ou lateral), pode-se utilizar diversas opções de filtros, cada qual com um processo e resultado diferente. Confira abaixo os dois filtros mais comuns utilizados em torres de resfriamento:
Filtro Separador Espiral: como o próprio nome já nos diz, o mesmo realiza a filtragem através do processo de espiral. Este tipo de filtro apresenta um alto nível de automação, além de ter um baixo custo, sendo muito vantajoso quando comparado com outros filtros. Ainda, contando como vantagens perante aos outros modelos, as retrolavagens dispensam as paradas para abertura, limpeza e manutenção;
Filtro de areia: neste filtro, a água passa por um leito interno de areia, fazendo com que os sólidos presentes não passem. Oferece uma boa eficiência na remoção dos resíduos, mas ao mesmo tempo apresenta um alto volume de perda de água no processo;
A Multiagua oferece, em sua linha de tratamentos, soluções completas para cuidar corretamente do seu sistema de resfriamento, aumentando a efetividade do equipamento e gerando economia para a sua indústria. Conheça mais sobre essa solução aqui.