Como funciona uma estação de tratamento de água?

Para iniciar este artigo, você deve entender que afluentes são as águas que encontramos na natureza e no meio em que vivemos, mas que obrigatoriamente estão ligadas a um rio. Essas águas, após tratadas se tornam potáveis e podem ser utilizadas para todas as possíveis atividades do cotidiano, seja em sua residência ou indústria.

Para realizar o tratamento desses afluentes, é necessário o uso de uma estação de tratamento, de forma a fazer com que a água possua um padrão específico de qualidade, cor, pureza e isenção de microrganismos, se tornando própria e indicada para o uso.

Mas como funciona uma estação de tratamento de água?

Ao continuar lendo este artigo, você obterá essa resposta e ainda poderá entender mais sobre:

– O que é uma estação de tratamento de água;
– Seu funcionamento e as etapas que compõem o tratamento de água;
– Quais os benefícios da estação de tratamento compacta;
– A importância de uma estação de tratamento;
– Os padrões de potabilidade da água e os parâmetros a serem analisados;
– Soluções para o tratamento de água e sua estação.

Lembrando que, ao decorrer da leitura ou ao finalizá-la, em caso de dúvidas, a Multiagua conta com uma equipe de especialistas que pode contribuir para seu entendimento e necessidades de seu negócio com relação ao tratamento correto da água.


O que é uma estação de tratamento de água

A estação de tratamento é a responsável por tornar a água ideal para o uso, reduzindo sua poluição, deixando-a dentro dos parâmetros necessários para a utilização e removendo qualquer substância que seja nociva e traga riscos para a saúde. Fator que não, necessariamente, classifica a água como potável, tudo dependerá do tipo de tratamento realizado. 

Para eliminar as impurezas e resíduos dos afluentes, a água deverá passar por um processo composto por diversas etapas de tratamento, sendo que o mesmo poderá atender três diferentes aspectos, sendo eles:

1 – Higiênico: realizado para a remoção de microrganismos, como protozoários, bactérias e vírus. Esse aspecto também é responsável pela remoção de substâncias nocivas para a saúde e redução de impurezas;

2 – Estético: alterações na parte “visual” da água, que são percebidas ao olhar, como os aspectos que englobam a cor, sabor e odor da água;

3 – Econômico: remoção do teor corrosivo, ferro e manganês da água, tornando-a assim menos turva.

Para alcançar o máximo desses 3 aspectos na água que está passando pelo tratamento, o afluente deverá passar por diversas etapas de tratamento, sendo que a quantidade de etapas será definida de acordo com a condição que a água se encontra, qual o nível de necessidade de tratamento e sua finalidade.


A estação compacta de tratamento e seus benefícios

Desenvolvidas a partir de sistemas modulares pré-fabricados, as estações compactas oferecem grande praticidade e facilidade de instalação, especialmente por não necessitarem de obras civis para a sua construção e por ocuparem espaços bem menores do que as estações convencionais, sendo ideais para serem utilizadas e instaladas em locais menores e que não comportam uma estação de tratamento convencional.

Dentro da indústria, as estações compactas podem tratar os afluentes em dois diferentes níveis, tornando a água apta para o consumo humano ou não, sendo que no segundo caso a água poderá ser utilizada para reúso em processos como: lavagem de maquinário, lavagem do chão, utilização em processos produtivos e muito mais.

Outro ponto importante a ser citado é que as estações de tratamento compactas oferecem diversas especificações e formas de funcionamento, sendo adaptáveis de acordo com a necessidade de cada indústria e previsibilidade para etapas de tratamento.

Além de todos estes fatores já citados, a indústria pode se beneficiar de diversas formas ao utilizar a estação compacta para o tratamento de seu afluente, como:

– Economia de recursos hídricos;
– Redução de custos e de uso de energia;
– Aumento de competitividade;
– Eficiência no tratamento do afluente e até mesmo de efluentes;
– Possibilidade de escolha do nível de tratamento da água de acordo com a necessidade da indústria e de seus processos;
– Estação adequada de acordo com as necessidades da indústria e de seus processos;
– Economia por meio de reaproveitamento da água devido à possibilidade do tratamento do efluente para a água de reúso;
– Manutenção simples.


Mas e quais são as etapas presentes no tratamento de afluentes e como funciona a estação de tratamento de água?

O funcionamento de uma estação de tratamento, a qual é desenvolvida para tornar a água o mais limpa possível, se dá partindo da necessidade de tratamento e etapas necessárias de acordo com o nível de poluição da água. Sendo assim, seu funcionamento será variável.

Mas, por outro lado, existem etapas que são primordiais para o tratamento correto da água.

Confira abaixo algumas das etapas principais e seus respectivos funcionamentos:

1 – Coagulação: após a captação da água, se dá início a etapa de coagulação com o objetivo de adicionar reagentes para que a água seja sedimentada. Para este processo a água recebe uma quantidade de sulfato de alumínio ou sulfato férrico, o qual será responsável por ativar a formação de flocos de impurezas através de uma substância gelatinosa. Outro ponto importante, é que este processo ocorre rapidamente, sendo necessário a dispersão rápida do reagente. Para isso, utiliza-se a calha parshall para que o reagente se espalhe na maior quantidade de água possível em apenas alguns segundos;

2 – Floculação: com uma agitação mais lenta do que a etapa de floculação, a água passará para um segundo tanque e receberá um polímero, o qual fará com que os flocos de impurezas gerados na segunda etapa se tornem ainda maiores e mais pesados, sempre tomando o cuidado para que os mesmos não sedimentem antes do tempo;

3 – Decantação: na terceira etapa, a água deverá entrar em repouso para assim fazer a separação e posterior eliminação das impurezas que foram separadas nas etapas anteriores. Devido ao peso dos flocos formados anteriormente, ao deixar a água em estado de repouso, para que, com a ação da gravidade, os mesmos se encaminhem diretamente para o fundo do tanque. Para que este processo ocorra sem necessitar da interrupção do abastecimento, é necessário que a estação de tratamento possua ao menos dois decantadores;

4 – Filtração: através de um filtro composto por areia, carvão ativado e cascalho, é realizada a filtragem da água, removendo todas as impurezas reunidas nas etapas anteriores. Este processo pode ocorrer em linha, direto ou convencional. Nessa etapa, a água também poderá passar por uma alteração em seu odor devido a utilização do carvão ativado. Aqui, assim como os decantadores, é necessário que haja no mínimo dois filtros na estação, assim podendo realizar a limpeza dos mesmos para que não ocorra redução na taxa de filtração;

5 – Cloração: por último, o cloro também deverá ser adicionado na água, assim eliminando possíveis microrganismos que tenham restado, tornando a água própria para o uso.

Um ponto importante a ser ressaltado e levado em consideração quando o assunto é o tratamento correto da água, é o controle do nível de pH e acidez da água, onde o pH recomendado para o consumo humano deverá sempre estar entre 6,0 e 9,5. Para realizar essa correção do pH, normalmente, é utilizado o hidróxido de cálcio para reduzir a acidez da água.


Soluções para o tratamento de água e sua estação

A Multiagua, sempre preocupada em oferecer as melhores soluções para o tratamento da água industrial, oferece também soluções para o tratamento de afluentes, por meio de equipamentos necessários até os melhores produtos químicos, oferecendo tudo que a sua estação compacta necessita para um bom funcionamento e uma água com qualidade.

Além disso, seu negócio pode contar com uma análise e diagnóstico completos e personalizados de acordo com a sua necessidade de tratamento, podendo definir exatamente quais os melhores equipamentos, produtos e etapas necessárias para o tratamento da água.

Conheça mais sobre nossas soluções em tratamento de afluentes, fale conosco e conte com uma equipe especializada e que pode oferecer um serviço de qualidade garantida pela ISO 9001.

Solução completa Multiagua

Tratamento de Afluentes

Serviços de consultoria com projetos personalizados

Análise e diagnóstico completos e personalizados para a definição de quais são os melhores equipamentos e tipo de tratamento para a ETA.

Através da Engenharia, identifica-se quais são os indicadores de eficiência e promove um monitoramento operacional, resultando em um dimensionamento de equipamento e processos para cada projeto com a finalidade de melhoria de desempenho.

Produtos Químicos (Coagulantes e Polímeros)

Nossos produtos químicos da linha MULTIFLOC são formulações específicas à base de alumínio, com aditivação que aumenta o desempenho e produz economia e praticidade no dia a dia da ETA.

Contamos com um Departamento Técnico que realiza os ensaios de Tratabilidade, permitindo a escolha da melhor solução química e garantindo uma aplicação Segura, Eficiente e com melhor qualidade para a Água Tratada Industrial ou Potável. Ver mais

Equipamentos

Estação Compacta aberta com vazão de até 360 m³/h

A ETA Compacta Aberta está projetada para o tratamento de água industrial ou potável, captando águas de superfície de lagoas, rios, ribeirões e represas.

A principal característica deste equipamento é a decantação acelerada. A consequência da aplicação deste princípio são algumas vantagens, entre elas estão a pouca área ocupada, a eliminação contínua dos lodos formados (não necessita de paradas para limpeza do decantador), a simplicidade de instalação e operação, além do baixo custo operacional. Ver mais

Filtros Fechados (Areia e Carvão Ativado)

Os Filtros Fechados ou Pressurizados são equipamentos para a separação física de materiais de diferentes porosidades ou atuação química para adsorção de elementos contaminantes. Ver mais

Abrandadores

A água abrandada é utilizada em muitos tipos de indústrias, seja para uso em processo, sistemas de resfriamento ou para alimentação de caldeiras de geração de vapor. A necessidade de eliminação da dureza total está na prevenção à formação de incrustações derivadas dos sais de cálcio e de magnésio. Ver mais

Desmineralizadores

O processo de desmineralização consiste na passagem da água por leitos de resinas catiônica e aniônica, eliminando desta forma os sais dissolvidos presentes. Quando as resinas atingem o ponto de saturação (não há mais os íons a serem trocados), procede-se com a regeneração por meio da passagem de uma solução de ácido clorídrico pelo leito da Resina Catiônica e uma solução de soda cáustica pelo leito de Resina Aniônica. Desta forma as resinas recuperam suas capacidades de troca e estão prontas para um novo ciclo ou também chamada de Campanha de Tratamento. Ver mais

Instrumentação de Controle para pH e Cloro

Os controles de processos são uma ferramenta operacional e de gestão para aumento da Eficiência, Rastreabilidade e Repetibilidade de resultados.

Para ETA desenvolvemos os Skid’s Compactos para Medição, Correção e Registro de índices físico-químicos: pH e Cloro. Ver mais

Qualidade

A Multiagua possui certificados pelo ISO 9001 desde 2005, garantindo que todas as atividades sejam geridas pelo sistema da qualidade e monitorados para o processo de melhoria contínua.

A empresa contém Certificados e Licenças que regulamentam as atividades perante aos órgãos de fiscalização CETESB, POLÍCIAS FEDERAL e CIVIL, IBAMA, CORPO DE BOMBEIROS, CRQ e PREFEITURA MUNICIPAL.

Conheça mais sobre certificações e política de privacidade.

Certificações

Certificados pelo ISO 9001 desde 2005, garantindo que todas as atividades sejam geridas pelo sistema da qualidade e monitorados para o processo de melhoria contínua.

A empresa possui Certificados e Licenças que regulamentam as atividades perante aos órgãos de fiscalização CETESB, POLÍCIAS FEDERAL e CIVIL, IBAMA, CORPO DE BOMBEIROS, CRQ e PREFEITURA MUNICIPAL.

Solicite nosso CERTIFICADO ISO 9001:2015 pelo email envio@multiagua.com.br.

NOSSO PROPÓSITO:

A MULTIAGUA tem como propósito, ser referência no segmento de TRATAMENTO DE ÁGUAS INDUSTRIAIS com o comprometimento de garantir a maximização da vida útil dos equipamentos dos clientes.

POLÍTICA DA QUALIDADE:

Através da constante melhoria dos processos, de pessoal qualificado, do desenvolvimento de novas tecnologias e do desempenho profissional de nossos colaboradores, enfocamos como política da qualidade os pilares:

Satisfação dos CLIENTES quanto aos Produtos e Serviços fornecidos

Zelo e Cuidado com a propriedade do CLIENTE

Primazia pelo bom Atendimento ao CLIENTE

Atendimento aos prazos acordados

 

 

Vendedor Converse com um especialista