Tudo o que você precisa saber sobre a caldeira a vapor

Em algum momento, você já deve ter se deparado com uma caldeira a vapor ou então ao menos já ouviu falar sobre a mesma.

Na indústria, este equipamento é indispensável em diversos processos, tanto para os de produção quanto para os de manutenção da indústria.

Sendo assim, hoje separamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber sobre uma caldeira a vapor, para que você possa conhecer a fundo esse equipamento, seu funcionamento, uso, tipos e importância para o mercado. 

 

O que é uma caldeira?
Surgindo a partir da grande quantidade de combustão de carvão, fator que acarretava em diversas consequências para a indústria, pessoas e meio ambiente, hoje a caldeira atendendo às diferentes necessidades energéticas, finalidades, espaços e níveis de eficiência, se tornando parte integral e fundamental nas indústrias, até mesmo com a presença da tecnologia e das indústrias modernizadas.

Mesmo com a evolução e com a diversidade de caldeiras existentes hoje no mercado, todas elas possuem a mesma finalidade.

As caldeiras a vapor são equipamentos metálicos responsáveis por produzir, armazenar e distribuir o vapor para a geração de energia elétrica, principalmente, dentro das indústrias e para a colaboração com as diversas etapas dos processos produtivos.

 

Quais os principais usos da caldeira a vapor?
A caldeira pode ser utilizada para diferentes finalidades de acordo com a demanda de cada tipo e segmento industrial.

Os 3 principais e mais comuns usos que podemos citar, são:

– Vapor para aquecimento: utilizado para a realização da troca de calor em determinadas etapas do processo produtivo. Este tipo de uso do vapor pode ser encontrado muito frequentemente em indústrias do setor alimentício, químicas e de esterilização;

– Vapor para movimentação: já neste caso, o vapor produzido pela caldeira é utilizado como força motriz, ou seja, para a geração de energia para equipamentos que funcionam à base de turbinas de vapor, como por exemplo são os casos de bombas, compressores, etc.;

– Vapor para limpeza e esterilização: aqui, o uso do vapor é feito através da alta temperatura que o vapor pode atingir, fazendo com que o mesmo penetre facilmente em superfícies e materiais, realizando assim a eliminação de microrganismos. Vale ressaltar que, as indústrias que realizam o vapor para esta finalidade devem se atentar a qualidade da água utilizada na alimentação da caldeira, pois a mesma deverá estar isenta de possíveis contaminantes. Este tipo de utilização é encontrado principalmente em cozinhas, lavanderias e hospitais.

 

Mas quais os tipos de indústrias que podem utilizar a caldeira a vapor?
Os segmentos industriais que fazem o uso da caldeira a vapor em seus processos de produção são os mais diversos, cada qual com a sua particularidade e necessidade de uso do equipamento.

Dentre os principais setores, confira abaixo como a caldeira pode ser utilizada no dia a dia:

Indústria frigorífica:
As áreas mais importantes de uma empresa frigorífica, como o abatedouro e graxaria, utilizam o vapor gerado pelas caldeiras em seus processos, sendo que caso a caldeira tenha que ser pausada os processos do frigorífico ficarão comprometidos.

Além disso, o vapor das caldeiras é utilizado para fazer a limpeza do local, tornando o ambiente propício para o trabalho.

Indústria de laticínios:
Os laticínios possuem uma necessidade específica de de calor e pressão para a produção e fermentação de queijos, pasteurização, esterilização e limpeza do local e equipamentos.

As caldeiras a vapor são essenciais para suprir essas necessidades.

Madeireira:
É a secagem da madeira que define a qualidade e durabilidade das peças produzidas, sejam elas placas, laminados, compensados, entre outros.

O vapor é o maior responsável por todo o processo de secagem da madeira dentro da indústria.

Indústria têxtil:
As caldeiras a vapor são essenciais na indústria têxtil durante o processo de aquecimento da água para alvejar, fazer o tingimento do tecido e secagem das peças.

Vale ressaltar que, além desses setores citado, muitos outros segmentos utilizando diariamente a caldeira durante o processo produtivo, como é o caso da indústria alimentícia, hospitais, metalúrgicas, petrolíferas, entre muitas outras.

 

Conhecendo os principais tipos de caldeira a vapor
Existem diversos tipos de caldeira, sendo que cada tipo irá interferir diretamente em sua forma de uso e resultado final.

Para escolher o tipo ideal de caldeira para a sua indústria, você deverá levar em consideração o seu tipo de produção, o segmento de atuação, sua demanda, a capacidade produtiva de sua indústria, o tipo de combustível que deseja utilizar, valor de investimento disponível, entre muitos outros.

As principais caldeiras encontradas no mercado são a flamotubular, a mista e a aquatubular. Mas, ainda existem muitos outros modelos que você pode utilizar.

Abaixo, confira uma lista de alguns tipos de caldeira a vapor e as suas principais características, as quais são primordiais no momento de escolha e que diferem uma caldeira da outra:

Caldeira flamotubular
Caldeira formada por fogo dentro das tubulações. 

Neste tipo de caldeira, toda a fumaça e gases, produzidos durante a queima, passam pelas tubulações aquecendo-as e fazendo com que a água que passa por fora desses tubos se aqueça também, gerando assim o vapor.

Muito utilizada nos dias de hoje, ela pode ser encontrada no formato horizontal ou vertical e cada um desses dois tipos possuem particularidades, como por exemplo, ao escolher a horizontal, muitas indústrias utilizam a biomassa como combustível.

Pontos importantes dessa caldeira: baixo custo em sua construção, robusta e é de fácil construção, mas a possui pressão limitada, partida lenta e deficiência na circulação de água.

Caldeira aquatubular
Aqui a água passa no interior dos tubos e o calor é gerado no exterior das tubulações, fato que faz com que a geração de vapor seja maior, o que a torna uma ótima opção para utilização em termelétricas.

Caldeira mista
Sendo também chamada de caldeira híbrida, ela mistura características das caldeiras flamotubulares e aquatubulares e sua combustão se dá a partir do uso de combustíveis sólidos.

Este é um tipo de caldeira ideal para indústrias que necessitam de maior eficiência energética.

Caldeira lancashire
Apresenta capacidade de comportar grandes volumes de água, o que gera um grande volume de vapor.

Este tipo de caldeira pode funcionar ininterruptamente, devido a possibilidade de realização de limpeza e manutenção em um par de fornalhas enquanto o outro par continua em funcionamento. Por outro lado, por ser uma caldeira horizontal e grande, necessita de muito espaço para sua instalação.

Caldeira cornuália
Este é outro tipo de caldeira horizontal e de grande capacidade de volume de água, mas com apenas dois tubos internos, sua capacidade é menor do que a da lancashire, além de apresentar limitação de pressão.

Caldeira multitubular
Criada na França em 1828 e iniciou sendo criada a partir de tubos de cobre, gerando eficiência na troca de calor e sendo muito buscada pelas construtoras de locomotivas.

 

Tipo de combustíveis para caldeira a vapor
Agora que você já conhece um pouco sobre os principais tipos de caldeira e que já citamos que cada caldeira trabalha a partir de um tipo de combustível, sendo um fator importante no momento de escolha da caldeira utilizada na sua indústria, confira abaixo os principais tipos de combustíveis:

Gás natural:
Combustível fóssil que pode ou não ser associado ao petróleo.

Possui características inodoras, incolor e que oferece uma queima mais limpa do que os demais gases, além de uma eficiência em sua queima e rendimento térmico.

Além disso, é um combustível flexível e de custo competitivo no mercado. 

Gás GLP:
Apresenta alto poder calorífico, baixo impacto ambiental e facilidade de queima e armazenamento, o que o torna muito utilizado principalmente em cozinhas.

Este é combustível que apresenta economia, facilidade de queima e menores gastos de combustível durante o processo.

Biomassa:
Considerada uma fonte de energia renovável, a biomassa é proveniente da matéria orgânica de vegetais e animais e possui a finalidade de produzir energia emitindo uma menor quantidade de gases poluentes na atmosfera.

A maior fonte de produção de biomassa no Brasil é através do bagaço da cana-de-açúcar.

A biomassa apresenta baixa emissão de carbono e baixo custo na produção de energia.

 

Soluções para gerar eficiência energética para sua caldeira a vapor

Acima de tudo e independente do tipo de caldeira ou combustível escolhido para a sua indústria, para que as caldeiras ofereçam o máximo de produtividade e eficiência, é recomendável que seja realizado o periódicamente um tratamento preventivo e inspeções nas tubulações e água de alimentação do equipamento.

O tratamento correto da caldeira a vapor fará com que a vida útil do equipamento aumente, reduza-se o risco de acidentes e explosões, evite o aparecimento de corrosão e incrustações, além de reduzir paradas desnecessárias e gerar economia para a indústria.

Aqui na Multiagua oferecemos uma equipe especializada e soluções personalizadas para a sua caldeira a vapor, com serviços em:

– Programas de tratamentos preventivos;

– Limpezas químicas para remover substâncias indesejadas ou incrustação e corrosão;

– Tratamento completo para a água de sua caldeira;

– Fornecimento de equipamentos para facilitar o processo de tratamento no dia a dia.

Para saber mais sobre as caldeiras a vapor e como podemos auxiliar a sua indústria a obter o máximo de eficiência na geração de vapor, fale conosco!

Solução completa Multiagua

Geração de Vapor

Soluções completas para Tratamento de Geradores de Vapor (Caldeiras), desde a sua instalação e durante a vida útil do sistema.

Programa de Tratamento Preventivo

Nosso Programa de Tratamento Preventivo foca em ações para Diagnosticar, Monitorar, Desenvolver e Aplicar a melhor tecnologia disponível nos processos de Geração de Vapor.

Diagnósticos de campo através de profissionais experientes e ferramentas adequadas para um Raio-X da planta.

Monitoramento de pontos críticos através de Visitas Técnicas, Análises em Laboratório especializado em águas e Gestão dos Indicadores de Eficiência e Qualidade.

Desenvolver novas soluções integrais ou combinadas para o atendimento de requisitos técnicos (normas) e de eficiência energética.

Aplicar todo o conhecimento, seguindo as etapas do programa para  proporcionar Economia, Segurança e Qualidade no vapor produzido.

Limpezas Químicas (Apassivação e Desincrustação)

Após a fabricação, caldeiras novas são entregues com a presença de óleos protetivos e óxidos metálicos em sua área “molhada”. Exigido antes da sua efetiva operação, a Apassivação remove estas impurezas e produz uma camada protetora na tubulação em aço carbono, que será mantida com a utilização do Programa de Tratamento. Ver mais

Tratamento de Água de Condensado

Os vapores produzidos a partir de águas com alto teor de bicarbonatos podem desencadear corrosões nas linhas de vapor, acessórios e linhas de condensado. Para corrigir e prevenir a deterioração destes equipamentos, desenvolvemos a linha MULTICOR CMV que pode ser aplicada em conjunto com os demais produtos químicos do tratamento de água da caldeira, garantindo a proteção e reduzindo os custos com a substituição e manutenção das redes.

Fornecimento de Skids, Abrandadores e Bombas Dosadoras

Estes equipamentos são avaliados dentro do diagnóstico e especificados no Desenvolvimento do Programa de Tratamento Preventivo.

Bombas dosadoras preparadas para produtos químicos são fundamentais para assegurar a aplicação das quantidades tecnicamente requisitadas.

Abrandadores retiram a dureza total da água de reposição e alimentação das caldeiras, evitando que os elementos Cálcio e Magnésio entrem em contato com os tubos e precipitam na forma de Sais Incrustantes.

Qualidade

A Multiagua possui certificados pelo ISO 9001 desde 2005, garantindo que todas as atividades sejam geridas pelo sistema da qualidade e monitorados para o processo de melhoria contínua.

A empresa contém Certificados e Licenças que regulamentam as atividades perante aos órgãos de fiscalização CETESB, POLÍCIAS FEDERAL e CIVIL, IBAMA, CORPO DE BOMBEIROS, CRQ e PREFEITURA MUNICIPAL.

Conheça mais sobre certificações e política de qualidade.

Certificações

Certificados pelo ISO 9001 desde 2005, garantindo que todas as atividades sejam geridas pelo sistema da qualidade e monitorados para o processo de melhoria contínua.

A empresa possui Certificados e Licenças que regulamentam as atividades perante aos órgãos de fiscalização CETESB, POLÍCIAS FEDERAL e CIVIL, IBAMA, CORPO DE BOMBEIROS, CRQ e PREFEITURA MUNICIPAL.

Solicite nosso CERTIFICADO ISO 9001:2015 pelo email envio@multiagua.com.br.

NOSSO PROPÓSITO:

A MULTIAGUA tem como propósito, ser referência no segmento de TRATAMENTO DE ÁGUAS INDUSTRIAIS com o comprometimento de garantir a maximização da vida útil dos equipamentos dos clientes.

POLÍTICA DA QUALIDADE:

Através da constante melhoria dos processos, de pessoal qualificado, do desenvolvimento de novas tecnologias e do desempenho profissional de nossos colaboradores, enfocamos como política da qualidade os pilares:

Satisfação dos CLIENTES quanto aos Produtos e Serviços fornecidos

Zelo e Cuidado com a propriedade do CLIENTE

Primazia pelo bom Atendimento ao CLIENTE

Atendimento aos prazos acordados

 

 

Vendedor Converse com um especialista