Geração de Vapor para Indústria Têxtil

Para o desenvolvimento dos diferentes tipos de tecidos, a geração de vapor na indústria têxtil deve ser verificada e acompanhada de perto, constantemente, por utilizar o vapor para alvejar, tingir e nas secagens em estufas, aquecendo grandes quantidades de água. O setor é um dos maiores geradores de efluentes líquidos do Brasil, utilizando cerca de 150 litros de água para fabricação de um quilo de tecido e, por isso, a manutenção e limpeza da caldeira se faz essencial para o resultado final da produção.

Além de realizar a manutenção preventiva periódica, é imprescindível ficar atento às novas tecnologias e inovações com diferenciais do mercado como materiais sustentáveis e equipamentos funcionais. Hoje, os novos avanços e desenvolvimentos em automação, robótica e inteligência artificial estão migrando para as indústrias, a fim de promover mudanças na organização, na logística e nos processos, isso também vale para a área têxtil e de vestuário.

Seguindo todos os métodos e processos para a eficiência da caldeira, a indústria têxtil pode chegar a reduzir até 30% em energia elétrica e água.

Para isto, controle e gestão – principalmente na geração de vapor – são importantes em todos os processos têxteis (desde a fiação, tecelagem, acabamento, lavanderia e confecção) para não causarem resultados negativos tanto no produto final, para os colaboradores e também em questões ambientais – levando em consideração a necessidade de validação da Autorização Ambiental de Funcionamento ou Licenciamento Ambiental com registro no SIAM (Sistema Integrado de Informação Ambiental).  

O tratamento químico correto realizado na caldeira e para com os efluentes potencializam a energia industrial, evitando também de existir problemas como incrustação, corrosão e desgaste do tempo – que diminuem a troca de calor, causam deformações, perda da resistência mecânica e rompimento das tubulações, gerando altos custos industriais e até mesmo parada indeterminada da produção. Sendo que o objetivo de um Programa de Tratamento Preventivo também controla a emissão de gases (dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e monóxido de carbono) com ajuda de equipamentos tais como Bombas Dosadoras, Skids e Abrandadores – fornecidos pela equipe Multiagua.

Mas antes de iniciar a manutenção e a limpeza do gerador de vapor, a caldeira da indústria têxtil deve ser analisada de acordo com suas especificações de fabricação e infraestrutura da empresa. O serviço adequado e correto se inicia antes da instalação e durante toda a vida útil da caldeira têxtil, com a finalidade de diagnosticar e realizar o raio-x da planta, monitorar os pontos críticos, desenvolver soluções por meio de visitas técnicas e de aplicar as medidas necessárias, assim como as melhores tecnologias para o processo de geração de vapor com profissionais especializados que visam proporcionar economia, segurança e qualidade no vapor produzido.

Todas as etapas garantirão custo-benefício na produtividade, atendimento às normas ambientais e melhoria da qualidade dos tecidos.

Solução completa Multiagua

Geração de Vapor

Soluções completas para Tratamento de Geradores de Vapor (Caldeiras), desde a sua instalação e durante a vida útil do sistema.

Programa de Tratamento Preventivo

Nosso Programa de Tratamento Preventivo foca em ações para Diagnosticar, Monitorar, Desenvolver e Aplicar a melhor tecnologia disponível nos processos de Geração de Vapor.

Diagnósticos de campo através de profissionais experientes e ferramentas adequadas para um Raio-X da planta.

Monitoramento de pontos críticos através de Visitas Técnicas, Análises em Laboratório especializado em águas e Gestão dos Indicadores de Eficiência e Qualidade.

Desenvolver novas soluções integrais ou combinadas para o atendimento de requisitos técnicos (normas) e de eficiência energética.

Aplicar todo o conhecimento, seguindo as etapas do programa para  proporcionar Economia, Segurança e Qualidade no vapor produzido.

Limpezas Químicas (Apassivação e Desincrustação)

Após a fabricação, caldeiras novas são entregues com a presença de óleos protetivos e óxidos metálicos em sua área “molhada”. Exigido antes da sua efetiva operação, a Apassivação remove estas impurezas e produz uma camada protetora na tubulação em aço carbono, que será mantida com a utilização do Programa de Tratamento.

No entanto algumas operações podem sofrer com erros de tratamento e, depois de alguns meses, apresentar elevada concentração de sais ou severas incrustações. Esses processos indesejáveis são os principais agentes de redução da vida útil das caldeiras, além de prejudicar a eficiência da troca térmica com o Aumento do Consumo de Combustíveis.

Para retomar as condições iniciais do equipamento, executamos o serviço de Desincrustação química através da aplicação de produtos químicos e equipamentos que removerão os sais incrustados, retornado à condição de troca térmica eficiente.

Tratamento de Água de Condensado

Os vapores produzidos a partir de águas com alto teor de bicarbonatos podem desencadear corrosões nas linhas de vapor, acessórios e linhas de condensado. Para corrigir e prevenir a deterioração destes equipamentos, desenvolvemos a linha MULTICOR CMV que pode ser aplicada em conjunto com os demais produtos químicos do tratamento de água da caldeira, garantindo a proteção e reduzindo os custos com a substituição e manutenção das redes.

Fornecimento de Skids, Abrandadores e Bombas Dosadoras

Estes equipamentos são avaliados dentro do diagnóstico e especificados no Desenvolvimento do Programa de Tratamento Preventivo.

Bombas dosadoras preparadas para produtos químicos são fundamentais para assegurar a aplicação das quantidades tecnicamente requisitadas.

Abrandadores retiram a dureza total da água de reposição e alimentação das caldeiras, evitando que os elementos Cálcio e Magnésio entrem em contato com os tubos e precipitam na forma de Sais Incrustantes.

Qualidade

A Multiagua possui certificados pelo ISO 9001 desde 2005, garantindo que todas as atividades sejam geridas pelo sistema da qualidade e monitorados para o processo de melhoria contínua.

A empresa contém Certificados e Licenças que regulamentam as atividades perante aos órgãos de fiscalização CETESB, POLÍCIAS FEDERAL e CIVIL, IBAMA, CORPO DE BOMBEIROS, CRQ e PREFEITURA MUNICIPAL.

Conheça mais sobre certificações e política de qualidade.

Certificações

Certificados pelo ISO 9001 desde 2005, garantindo que todas as atividades sejam geridas pelo sistema da qualidade e monitorados para o processo de melhoria contínua.

A empresa possui Certificados e Licenças que regulamentam as atividades perante aos órgãos de fiscalização CETESB, POLÍCIAS FEDERAL e CIVIL, IBAMA, CORPO DE BOMBEIROS, CRQ e PREFEITURA MUNICIPAL.

Solicite nosso CERTIFICADO ISO 9001:2015 pelo email envio@multiagua.com.br.

NOSSO PROPÓSITO:

A MULTIAGUA tem como propósito, ser referência no segmento de TRATAMENTO DE ÁGUAS INDUSTRIAIS com o comprometimento de garantir a maximização da vida útil dos equipamentos dos clientes.

POLÍTICA DA QUALIDADE:

Através da constante melhoria dos processos, de pessoal qualificado, do desenvolvimento de novas tecnologias e do desempenho profissional de nossos colaboradores, enfocamos como política da qualidade os pilares:

Satisfação dos CLIENTES quanto aos Produtos e Serviços fornecidos

Zelo e Cuidado com a propriedade do CLIENTE

Primazia pelo bom Atendimento ao CLIENTE

Atendimento aos prazos acordados

 

 

Vendedor Converse com um especialista