A importância do monitoramento de parâmetros da água da caldeira

Utilizada industrialmente como uma das principais fontes de energia e encontrada nos mais diversos segmentos industriais e em diferentes etapas do processo produtivo, a caldeira a vapor pode ser considerada uma fonte de energia relativamente barata e que opera com a responsabilidade de gerar centenas de toneladas de vapor por hora de funcionamento.

Ressaltando, que cada caldeira produzirá uma quantidade diferente de vapor de acordo com as suas características, tipo de combustível, dimensão e capacidade produtiva.  

Apesar disso, muitos são os fatores que podem alterar a qualidade da caldeira e sua capacidade produtiva, oferecendo uma eficiência energética inferior da qual poderia oferecer. Este fato faz com que, cada dia mais, as indústrias busquem por soluções que reduzam os custos e ao mesmo tempo melhore a eficiência do equipamento.

Vale ressaltar que, as caldeiras a vapor normalmente operam com uma eficiência de 65% a 75%, mas com os cuidados corretos e soluções ideais, a caldeira pode chegar até a máxima de 87% de eficiência.

A partir disso, começamos a falar sobre a importância do tratamento preventivo e corretivo nas caldeiras e os motivos e benefícios em realizar o tratamento correto de sua água industrial, seja para prevenir possíveis danos e agressões ao meio ambiente, para melhorias durante o processo produtivo, segurança dos profissionais que cercam e utilizam o equipamento diariamente ou até mesmo para a preservação da caldeira e geração de eficiência.

Mas quais são os principais parâmetros da água que devemos monitorar frequentemente para que os riscos de possíveis danos sejam minimizados?

Hoje vamos falar mais sobre a importância da água na indústria para a geração de vapor e quais parâmetros se atentar para poder gerar o máximo de eficiência na sua produção.


A importância da qualidade da água de alimentação da caldeira

Como citado anteriormente, a água pode ser considerada um insumo barato e de fácil acesso, se tornando uma importante matéria para a geração de energia em diversos setores, seja para uso pessoal, uso agrícola ou industrial. É através dessa substância tão indispensável que é realizada a geração do vapor, o qual é responsável por quase 40% de toda a energia elétrica produzida em todo o mundo. Nas indústrias, desde a revolução industrial, o vapor passou a ser parte primordial nos processos produtivos e atualmente é parte integral e fundamental, onde diversos setores contam com esse tipo de geração de energia nos dias de hoje.

 

Através da combinação da utilização de diversos tipos de combustíveis e uma caldeira a vapor de alta pressão (acima de 55 bar) é que as indústrias conseguem gerar vapor para seus processos produtivos, sendo as suas principais frentes de uso: aquecimento, movimentação e limpeza e esterilização.

Para que esse vapor seja gerado com qualidade e aproveitando o máximo de capacidade do equipamento, esse tipo de caldeira de alta pressão necessita de uma água de qualidade, tornando o processo muito mais eficiente e protegendo os equipamentos e pessoas envolvidas de possíveis danos.

Mas, nem sempre a água captada para este processo se encontra nas devidas condições para o uso e é aí que se inicia a importância do tratamento adequado da água, as análises e acompanhamentos diários dos parâmetros que compõem a água.

 

Por que realizar o tratamento da água da caldeira?

Em algum momento, você já deve ter ouvido falar sobre os diversos benefícios que o tratamento correto da água da caldeira pode trazer para o equipamento e para a indústria, especialmente se você já leu outros conteúdos que publicamos por aqui.

A água que chega até a indústria para ser utilizada na alimentação da caldeira, pode apresentar diversas substâncias que danificam o equipamento, como por exemplo: gases dissolvidos, matérias orgânicas, sais, metais, entre outras substâncias.

Por meio do tratamento da água, a indústria passa a remover essas substâncias danosas e contar com inúmeros benefícios, como:

– Segurança durante as operações;
– Prevenção de danos e diminuição da possibilidade da presença de corrosão e incrustação no equipamento;
– Redução do consumo de combustível e aumento da eficiência do equipamento devido a melhora na geração do vapor;
– Possibilidade de evitar paradas desnecessárias e que não foram previamente agendadas, as quais atrapalham a produção e ainda geram grandes custos para a indústria;
– Aumento da vida útil do equipamento, podendo ter o máximo de proveito do mesmo.

Mas qual o tratamento correto?

Para ser considerada uma água de qualidade para a caldeira, a mesma deverá apresentar características de acordo com cada necessidade de uso e tipo de produção da caldeira, ou seja, a qualidade da água de alimentação deverá estar de acordo com as indicações da caldeira utilizada, os padrões de qualidade e o nível de pureza necessário para o vapor, o que será relativo de acordo com a atividade industrial.

Como base geral, podemos dizer que a qualidade da água depende da análise de parâmetros básicos, como a presença de sais dissolvidos.

 

Alguns dos principais contaminantes que podem estar presentes na água, são divididos em três classes, sendo:

1 – Sólidos suspensos (materiais visíveis a olho nu e que causam, principalmente, a turbidez);

2 – Sólidos dissolvidos (não estão visíveis a olho nu);

3 – Gases dissolvidos.

 

Por que realizar a análise dos parâmetros da água?

Com a possibilidade de impurezas presentes na água e que são introduzidas na caldeira por meio da linha de alimentação, o não controle dessas impurezas e de parâmetros básicos pode ocasionar em diversos problemas.

Confira abaixo uma lista dos principais parâmetros e substâncias que devem ser monitorados frequentemente e quais os danos que cada um deles podem ocasionar na caldeira:

– pH: este é um dos parâmetros mais importantes a serem monitorados, sendo considerado algo crítico para a química geral da caldeira. O não controle do pH ideal para a caldeira pode ocasionar na corrosão da caldeira, especificamente nas partes metálicas da mesma, além de destruir toda a parte biológica necessária na água de resfriamento;

– Oxigênio dissolvido: fator de extrema importância de acompanhamento. O O2 pode ocasionar corrosões agressivas nas tubulações da caldeira, especialmente nas partes onde a temperatura e pressão são mais altas. Além disso, ainda pode ser responsável por falhas na caldeira que geram riscos à segurança dos envolvidos;

– Sílica: parâmetro responsável por diversos problemas críticos na caldeira, mesmo quando a substância é encontrada em pequenas quantidades. Em casos de acúmulo ou incrustação de sílica nas turbinas da caldeira, são grandes os riscos de explosões;

– Condutividade: o não controle ou controle incorreto de compostos iônicos e ânions faz com que haja a contaminação da caldeira e, consequentemente, reduza a vida útil do equipamento;

– Sódio: por último, mas não menos importante, o sódio é o responsável pela qualidade da água e do vapor gerado. É importante sempre estar atento a este parâmetro para evitar a corrosão, vazamento do trocador de calor e saturação dos trocadores de íons.

Vale lembrar que, as corrosões são inevitáveis em algumas circunstâncias, por isso é sempre recomendado o acompanhamento dos parâmetros e a realização de manutenções preventivas, reduzindo de forma considerável as possibilidades de danos. Outro ponto importante de ressaltar é que, como as condições de temperatura e de pressão de uma caldeira a vapor são adversas, este monitoramento não é simples de ser feito e deve ser realizado por uma equipe especializada.

Agora que já temos claro que a realização de análises e monitoramentos da água da caldeira, bem como o seu correto tratamento é fundamental para o bom funcionamento de seu equipamento, conheça algumas das soluções que podemos oferecer para o tratamento de caldeiras a vapor e que, através de uma equipe altamente qualificada e especializada, irão atender às suas necessidades desde a instalação e durante toda a vida útil do equipamento.

– Programas de tratamento preventivos através das melhores tecnologias do mercado e ações assertivas;

– Limpezas químicas para a realização da apassivação e desincrustação do equipamento;

– Tratamento de água de condensado através de uma linha específica para esta necessidade;

– Fornecimento de ferramentas necessárias e que são avaliadas logo durante o diagnóstico e tratamento preventivo, como: skids, abrandadores e bombas dosadoras;

– A qualidade de uma empresa certificada pela ISO 9001 e que possui certificados e licenças que regulamentam as atividades.

Lembrando que todos os nossos procedimentos são realizados de acordo com as normas regulamentadoras e por uma equipe de especialistas altamente qualificados.

Conheça aqui um pouco mais sobre nossas soluções para a geração de vapor de sua indústria e fale conosco!

Solução completa Multiagua

Geração de Vapor

Soluções completas para Tratamento de Geradores de Vapor (Caldeiras), desde a sua instalação e durante a vida útil do sistema.

Programa de Tratamento Preventivo

Nosso Programa de Tratamento Preventivo foca em ações para Diagnosticar, Monitorar, Desenvolver e Aplicar a melhor tecnologia disponível nos processos de Geração de Vapor.

Diagnósticos de campo através de profissionais experientes e ferramentas adequadas para um Raio-X da planta.

Monitoramento de pontos críticos através de Visitas Técnicas, Análises em Laboratório especializado em águas e Gestão dos Indicadores de Eficiência e Qualidade.

Desenvolver novas soluções integrais ou combinadas para o atendimento de requisitos técnicos (normas) e de eficiência energética.

Aplicar todo o conhecimento, seguindo as etapas do programa para  proporcionar Economia, Segurança e Qualidade no vapor produzido.

Limpezas Químicas (Apassivação e Desincrustação)

Após a fabricação, caldeiras novas são entregues com a presença de óleos protetivos e óxidos metálicos em sua área “molhada”. Exigido antes da sua efetiva operação, a Apassivação remove estas impurezas e produz uma camada protetora na tubulação em aço carbono, que será mantida com a utilização do Programa de Tratamento. Ver mais

Tratamento de Água de Condensado

Os vapores produzidos a partir de águas com alto teor de bicarbonatos podem desencadear corrosões nas linhas de vapor, acessórios e linhas de condensado. Para corrigir e prevenir a deterioração destes equipamentos, desenvolvemos a linha MULTICOR CMV que pode ser aplicada em conjunto com os demais produtos químicos do tratamento de água da caldeira, garantindo a proteção e reduzindo os custos com a substituição e manutenção das redes.

Fornecimento de Skids, Abrandadores e Bombas Dosadoras

Estes equipamentos são avaliados dentro do diagnóstico e especificados no Desenvolvimento do Programa de Tratamento Preventivo.

Bombas dosadoras preparadas para produtos químicos são fundamentais para assegurar a aplicação das quantidades tecnicamente requisitadas.

Abrandadores retiram a dureza total da água de reposição e alimentação das caldeiras, evitando que os elementos Cálcio e Magnésio entrem em contato com os tubos e precipitam na forma de Sais Incrustantes.

Qualidade

A Multiagua possui certificados pelo ISO 9001 desde 2005, garantindo que todas as atividades sejam geridas pelo sistema da qualidade e monitorados para o processo de melhoria contínua.

A empresa contém Certificados e Licenças que regulamentam as atividades perante aos órgãos de fiscalização CETESB, POLÍCIAS FEDERAL e CIVIL, IBAMA, CORPO DE BOMBEIROS, CRQ e PREFEITURA MUNICIPAL.

Conheça mais sobre certificações e política de qualidade.

Certificações

Certificados pelo ISO 9001 desde 2005, garantindo que todas as atividades sejam geridas pelo sistema da qualidade e monitorados para o processo de melhoria contínua.

A empresa possui Certificados e Licenças que regulamentam as atividades perante aos órgãos de fiscalização CETESB, POLÍCIAS FEDERAL e CIVIL, IBAMA, CORPO DE BOMBEIROS, CRQ e PREFEITURA MUNICIPAL.

Solicite nosso CERTIFICADO ISO 9001:2015 pelo email envio@multiagua.com.br.

NOSSO PROPÓSITO:

A MULTIAGUA tem como propósito, ser referência no segmento de TRATAMENTO DE ÁGUAS INDUSTRIAIS com o comprometimento de garantir a maximização da vida útil dos equipamentos dos clientes.

POLÍTICA DA QUALIDADE:

Através da constante melhoria dos processos, de pessoal qualificado, do desenvolvimento de novas tecnologias e do desempenho profissional de nossos colaboradores, enfocamos como política da qualidade os pilares:

Satisfação dos CLIENTES quanto aos Produtos e Serviços fornecidos

Zelo e Cuidado com a propriedade do CLIENTE

Primazia pelo bom Atendimento ao CLIENTE

Atendimento aos prazos acordados

 

 

Vendedor Converse com um especialista