Potabilidade de água
Ao falarmos sobre a saúde populacional, inclusive dos trabalhadores, devemos nos atentar especialmente a potabilidade da água que está sendo consumida.
Sendo assim, foi desenvolvida uma norma brasileira regulamentadora, a qual já se encontra em sua quinta versão, para estabelecer um padrão de qualidade quando o assunto é o tratamento da água, onde as concessionárias de abastecimento público, as indústrias, empresas e o poder público devem estar alinhados e seguir as riscas cada um dos tópicos apresentados na norma.
Mas quais são os padrões estabelecidos?
Antes de tudo entenda que a água potável é toda água que está dentro do padrão de potabilidade e que não oferece riscos à saúde, já o padrão de potabilidade é um conjunto de definições que são tomadas como parâmetro de qualidade e que tornam a água própria para o consumo humano.
Para que a água seja considerada potável, a Portaria da Consolidação nº05/2017 estabeleceu que a água deve atender os padrões:
– Físicos (cor e turbidez);
– Químicos (Cloro Livre e pH);
– Microbiológicos (Contagem de bactérias Heterotróficas, coliformes totais e Escherichia Coli);
– Organolépticos (sabor, odor e aspectos).
A concessionária é responsável em manter este padrão até o momento em que a água chega na entrada do cavalete, após isso a responsabilidade é da indústria que está a recebendo, a qual deverá passar mensalmente por uma coleta, análise e emissão de laudos com o selo do INMETRO.
A Multiagua te ajuda no processo de tratamento de sua água industrial, mantendo os padrões de potabilidade.
Com nosso sistema, você realiza a correção do pH e dosa o Desinfectante, atendendo a reserva do Cloro Livre.
Além disso, oferecemos soluções e projetos personalizados de acordo com a sua necessidade, indo desde a aplicação mais simples (Cloro) até a remoção do Ferro, Manganês, turbidez, cor e muito mais.
Confira mais sobre a potabilidade da água e fale conosco.