Cientistas criam filtro que elimina chumbo e metais tóxicos da água
Pesquisadores da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW) e do Instituto Real de Tecnologia de Melbourne (RMIT), ambos na Austrália, descobriram uma maneira de fazer filtros que transformam água contaminada com metais pesados em água potável em questão de minutos.
Kourosh Kalantar-zadeh, professor da UNSW e seus colegas da RMIT, mostraram que nanofiltros feitos de óxido de alumínio poderiam ser produzidos de forma barata, praticamente sem energia, por meio de uma quantidade fixa de gálio metal líquido.
Publicado na revista Advanced Functional Materials, o estudo explica que quando um pedaço de alumínio é adicionado ao núcleo de gálio líquido em temperatura ambiente, camadas de óxido de alumínio são rapidamente produzidas na superfície do gálio.
Os cientistas também descobriram que as nanofolhas de óxido de alumínio são porosas e adequadas para filtrar íons de metais pesados e contaminação de óleos.
Segundo Kalantar-zadeh, os filtros portáteis e de baixo custo deste novo processo de fabricação podem ser usados por pessoas sem acesso à água potável para remover substâncias como chumbo e outros metais tóxicos em questão de minutos.
“Por ser porosa, a água passa muito rapidamente. O chumbo e outros metais pesados têm afinidade com o óxido de alumínio. À medida que a água passa por bilhões de camadas, cada um desses íons de chumbo é atraído por uma dessas folhas de óxido de alumínio”, ele detalhou. “Mas, ao mesmo tempo, é muito seguro, porque com o uso repetido, o fluxo de água não consegue separar os íons de metais pesados do óxido de alumínio”.
De acordo com Kalantar-zadeh, a intenção é que esta pesquisa seja usada por outros cientistas, para que eles possam desenvolver melhorias nas águas do mundo.
Fonte: Revista Galileu
Conheça as soluções da Multiagua para tratamento de água industrial.