O uso do abrandador na geração de vapor

Antes de falarmos sobre o uso do abrandador na geração de vapor, você sabe o que é o abrandador?

O abrandador é um equipamento composto por um vaso de pressão, o qual, normalmente, é produzido por aço carbono ou em fibra de vidro. Seu interior é composto por resinas catiônicas, as quais são responsáveis pela remoção da dureza da água.

Outro ponto importante que você deve saber é que o abrandador possui diferentes tipos de vazões e pode ser automático ou não, elétrico ou não. Sua escolha deverá ser feita de acordo com a necessidade de sua indústria.

Mas para que serve o abrandador e qual a sua importância na geração de vapor?

O abrandamento é um dos métodos mais utilizados durante o processo de tratamento de água da caldeira, sendo que o mesmo é responsável pela remoção da dureza da água, ou seja, na remoção de compostos como o Cálcio e o Magnésio da água.

Quando o sistema de geração de vapor passa a trabalhar com uma água dura, corre-se o risco de haver grandes depósitos de sais nas tubulações e paredes internas da caldeira, gerando a presença de incrustações e até mesmo corrosão no equipamento, caso não tratado a tempo.

O abrandamento para a remoção da dureza da água pode ocorrer de duas formas:

1 – Precipitação química: adição de Cal e Carbonato de Sódio na água, os quais reagem com o Cálcio e Magnésio e funcionam como uma forma de tratamento.

2 – Troca iônica: a água passa por um leito de resina catiônica, o qual troca os íons presentes na água por íons de sódio.

Para saber se a água da caldeira apresenta dureza ou não, deve-se realizar a checagem da quantidade de ppm (partes por milhão) de carbonato de cálcio presente, sendo que:

– 0 a 70 ppm = muito mole;
– 70 a 135 ppm = mole;
– 135 a 200 ppm = dureza média;
– 200 a 350 ppm = dura;
– mais de 350 ppm = muito dura.

Ao utilizar o abrandador para realizar o controle da dureza da água, além de evitar possíveis incrustações e corrosões na caldeira, a indústria ainda passa a contar com outros benefícios, como:

– Redução nas paradas não esperadas para a manutenção;
– Menor descarte de água;
– Melhoria e eficiência na troca de temperatura durante o processo de geração de vapor;
– Aumenta a vida útil do equipamento.

Aqui na Multiagua, durante o desenvolvimento do Programa de Tratamento Preventivo da caldeira, realizamos a análise e diagnóstico da qualidade da água, identificando o nível de dureza da mesma e fornecendo abrandadores e outros equipamentos necessários para gerar eficiência e qualidade na água da caldeira, impedindo a presença de sais incrustantes. Saiba mais sobre nossas soluções para a geração de vapor e converse com um de nossos especialistas.