O uso da água desmineralizada nas caldeiras
A água contém naturalmente diversos minerais e impurezas dissolvidas, como cálcio, magnésio, sílica, ferro e outros elementos. Quando a água é aquecida na caldeira, essas impurezas podem precipitar e causar incrustações nas paredes internas, diminuindo a eficiência térmica da caldeira e ocasionando em outros problemas operacionais.
Quando falamos sobre a água desmineralizada, também conhecida como água deionizada, estamos falando de uma água que passou por um processo de remoção de íons e minerais dissolvidos e indesejáveis, o que inclui também os cátions, como cálcio, magnésio, sódio e potássio, e ânions como cloreto, sulfato e bicarbonato, resultando em uma água com baixa condutividade elétrica e quase nenhum conteúdo mineral.
Ela é utilizada frequentemente em aplicações onde a presença de minerais e íons pode ser prejudicial, como em caldeiras a vapor, sistemas de resfriamento, baterias de carros, laboratórios químicos, indústria eletrônica e outras aplicações industriais e pode ser obtida por diferentes métodos, sendo os dois principais:
1. Troca Iônica: processo no qual a água é passada através de resinas de troca iônica, que retiram íons indesejáveis da água e substituem por íons hidrogênio (H+) ou hidroxila (OH-), dependendo da carga do íon. As resinas são projetadas para atrair e reter os íons minerais, tornando a água mais pura.
2. Osmose Reversa: a água é forçada a passar através de uma membrana semipermeável que permite a passagem de moléculas de água, mas bloqueia a passagem de íons e moléculas maiores. Isso resulta na separação dos íons e minerais da água, produzindo água purificada.
Devido às características apresentadas pela água desmineralizada, a mesma, ao ser utilizada na alimentação de caldeiras a vapor, oferece benefícios significativos para o equipamento e a indústria, como:
– Evitar incrustações: a água desmineralizada reduz a formação de incrustações nas superfícies internas da caldeira, permitindo um fluxo de calor mais eficiente e minimizando a necessidade de limpezas frequentes.
– Reduzir a corrosão: a ausência de íons minerais ajuda a diminuir os processos de corrosão das partes metálicas da caldeira.
– Melhorar a eficiência: ela permite uma troca térmica mais eficaz e reduz a necessidade de paradas frequentes para limpeza e manutenção.
– Prolongar a vida útil: como consequência, a redução da formação de incrustações e corrosão contribui para uma vida útil mais longa da caldeira.
– Garantir a qualidade do vapor: a qualidade da água utilizada influencia diretamente na qualidade do vapor produzido, o que pode ser crítico para processos industriais sensíveis.
Quer saber mais sobre a água desmineralizada, seus benefícios para a caldeira e como realizar o correto tratamento da água para a geração de vapor? A Multiagua possui soluções completas e personalizadas de acordo com o seu tipo de caldeira e processo produtivo, levando eficiência na geração de vapor. Para saber como podemos te auxiliar, fale conosco.