Mulheres no cenário industrial e de produção
A partir da Revolução Industrial as mulheres passaram a deixar de trabalhar apenas em casa e começaram a aparecer no mercado de trabalho. Mas, foi somente a partir da década de 70 que a presença feminina aumentou consideravelmente.
Hoje, as mulheres representam mais de 30% da força de trabalho industrial, número relativamente maior ao comparar com 20 anos atrás, onde a presença feminina era de apenas cerca de 20%.
As mulheres, em sua grande maioria, se encontram principalmente nas indústrias dos segmentos: alimentos e bebidas, papel e gráfica, madeira e móveis e têxtil.
Ao incluir mulheres no quadro de funcionários, as indústrias passam a se beneficiar com determinadas habilidades que são mais comuns e presentes em mulheres do que em homens, como:
– O número de mulheres que buscam cursos profissionalizantes é maior;
– Ao incluir ambos os sexos em uma mesma equipe, o ambiente passa a ser mais criativo com a união de ideias e universos;
– Mulheres acabam incentivando e tornando o trabalho em equipe mais fluído;
– A rotatividade dos funcionários passa a ser menor, devido a capacidade multitarefa feminina;
– Mulheres possuem empatia e se comunicam muito bem, tornando o dia a dia e o ambiente de trabalho mais leve e descomplicado.
Hoje, exigindo grandes competências socioemocionais, capacidade de colaboração, comunicação, criatividade, interpretação e trabalho coletivo e diminuindo a necessidade de trabalhos que exigem força, as oportunidades de crescimento do número de mulheres ingressando no cenário industrial se tornaram ainda maior.
Afinal, com o avanço de mercado e busca de eficiência e qualidade, novas tecnologias foram surgindo e com isso foi criada a indústria 4.0 e a necessidade de novos perfis de trabalhadores, criando-se novas oportunidades e mudando o cenário de trabalho.
Quando o assunto é a gestão das águas, crise hídrica, saneamento e cuidados com o meio ambiente, o número de mulheres engenheiras que abordam esse tema e segmento para trabalho é cada vez maior e as barreiras para a inclusão de mulheres nesse ramo são derrubadas a cada dia que passa.
A equipe da Multiagua é composta em mais de 45% por mulheres e incentiva a inclusão do público feminino na indústria, trabalhando constantemente para aumentar a eficiência em seus processos com cada uma de nossas soluções.