Manutenção anual de caldeiras
Muito falamos sobre a importância da realização de eficientes e periódicas manutenções das caldeiras, por isso hoje vamos falar mais sobre a manutenção anual como forma de prevenir riscos e falhas.
As caldeiras a vapor funcionam a todo tempo sob pressão, fazendo com que falhas ocorram com grande frequência e podendo até mesmo ocasionar em graves explosões.
Ainda, com a falta da manutenção a empresa corre grandes riscos de ter paradas desnecessárias que impactam fortemente na produção e nos custos e que poderiam ser evitadas.
Confira alguns motivos importantes para se atentar a frequentes manutenções em sua caldeira:
– Segurança durante as operações e processos de produção da indústria;
– As caldeiras possuem diversos sistemas de segurança, os quais podem falhar ou apresentar mau funcionamento caso não haja a manutenção e inspeção frequente;
– A falta de manutenção podem acarretar em paradas desnecessárias e que não foram previamente agendadas, tornando os gastos muito maiores e tendo uma produção mais demorada;
– Além dos gastos desnecessários causados por paradas não previstas, o investimento nas caldeiras é muito alto, ao realizar a manutenção correta do equipamento você poderá aumentar a vida útil além de poder utilizar a caldeira com o máximo de eficiência, tirando o máximo de proveito do equipamento em que investiu.
Além de tudo isso, a manutenção anual de caldeiras a vapor é uma obrigação legal e que deve ser realizada para a segurança de todos os profissionais envolvidos, operação a qual é submetida às normas da NR-13, a qual estabelece quais são os requisitos que a caldeira deve obter para oferecer um bom e seguro funcionamento.
Quando falamos sobre a NR-13 e as manutenções das caldeiras, podemos citar 4 diferentes tipos de inspeções de segurança:
– Inspeção inicial: realizada em caldeiras novas e nunca utilizadas, buscando e eliminando riscos logo de início;
– Inspeção periódica: realizada durante períodos do ano já previamente definidos;
– Inspeção extraordinária: realizada sempre que necessário e em casos como: danos, reparos e alterações, ao ser recolocada em funcionamento após mais de 6 meses parada e em caso de mudança de local;
– Inspeção de integridade: após 25 anos de uso, as caldeiras devem passar por inspeção e manutenção, determinando sua capacidade de uso, condições e tempo restante de vida útil do equipamento.
Para que a manutenção seja realizada de forma eficiente, a indústria deve traçar um plano de manutenção das caldeiras, determinando a periodicidade, instrumentos e equipe que será responsável. Ainda, deve-se seguir uma lista de ações indispensáveis, sendo elas:
– Inspeção dos cruzamento de solda da fornalha;
– Limpeza de eletrodos;
– Verificação de sistema de alimentação de água
– Verificação de saída de vapor;
– Verificação de fiação;
– Calibragem e manutenção de dispositivos de segurança (válvulas, controladores, indicadores de temperaturas, entre outros);
– Análise das tubulações de água da caldeira;
– Análise e tratamento da água;
– Testes nos sistemas de emergência.
Ao realizar a manutenção anual na caldeira a indústria passa a obter algumas vantagens como:
– Economia de energia;
– Aumento da eficiência do equipamento;
– Segurança dos profissionais envolvidos;
– Proteção do meio ambiente com a redução de emissão de CO2 e poluentes;
– Vida útil prolongada;
– Muitos outros.
A Multiagua trabalha de forma eficiente com o tratamento para a água de sua caldeira, oferecendo um programa de tratamento preventivo que foca em ações para diagnosticar, monitorar e aplicar as melhores soluções e tecnologias disponíveis de acordo com a necessidade de seu equipamento.
Todo o tratamento que a Multiagua realiza em sua caldeira visa melhorar o seu funcionamento e aumentar a vida útil do equipamento. Confira mais sobre nosso tratamento para caldeiras e alguns de nosso cases de sucesso.
Aproveite para agendar um diagnóstico completo para sua empresa sem custo nenhum e saber mais sobre o tratamento e manutenção para a sua caldeira.