Inovações da Fenasan para ETE’s
A 29ª edição da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente – Fenasan, trouxe várias inovações para o segmento de Estações de Tratamento de Efluentes.
A feira é uma das mais importante do setor no Brasil e no Exterior, e um dos temas de destaque e de discussão foi sobre metodologias de modernização das ETE’s, para melhorar a qualidade e a gestão de nutrientes dos recursos, também como alternativa para a escassez hídrica futura solucionada por meio do reúso.
Entre as abordagens para a inovação dos próximos anos, estão a melhor eficiência do tratamento para minimizar os custos com operação e manutenção e a redução do consumo de energia, entregando cada vez mais um efluente tratado e de maneira confiável, além da preocupação com os impactos ambientais em todo o processo.
Para o tratamento ser realizado com eficácia, a análise laboratorial e o acompanhamento de especialistas na estação se faz essencial – proporcionando a recuperação adequada da água, assim como seus nutrientes e energia. Mas essa modernização só conseguirá ser incluída na rotina de indústrias e de cidades que tiverem flexibilidade para adaptação às novas tecnologias.
O tratamento de efluentes demanda vários estágios, realizado com produtos químicos apropriados às características encontradas nos diferentes pontos do processo e de acordo com a tecnologia adotada. Sendo que para a modernização de uma ETE existente, o planejamento deve considerar várias premissas como:
>> Condições locais, restrições físicas e interferências existentes;
>> Soluções a serem remanejadas, desmontadas ou demolidas;
>> Sequências para as construções e modernização da planta;
>> Considerar os limites da construção de cada etapa, assim como os riscos;
>> Prever a execução de elementos hidráulicos e estruturais de obras futuras;
>> Atenção aos regimes operacionais – pois enquanto acontece a modernização da ETE, a planta estará em funcionamento.
Mesmo com um bom planejamento, alterações podem ocorrer durante as novas implementações, podendo mudar o direcionamento dos procedimentos operações. Além de todo o serviço adequado para inovação desta solução, as diretrizes devem estar alinhadas com as exigências dos órgãos ambientais.
Para esses novos avanços no desenvolvimento tecnológico acontecerem com êxito na produção de efluentes de melhor qualidade, as soluções precisam atender diferentes instalações que vão de curto, médio e longo prazo. Aspectos como confiabilidade no tratamento e melhoria da eficiência também devem ser sempre levados em consideração.
Saiba como acontece o processo de tratamento de efluentes e alguns dos produtos químicos utilizados, confira aqui.