O futuro da água no mundo

Muito tem-se discutido sobre a importância do uso consciente da água, sua preservação e as previsões de crise hídrica no mundo todo.

Segundo relatório da ONU, a previsão é de que até 2050 cerca de 5 bilhões de pessoas serão afetadas pela falta de água, número que representa metade da população mundial estimada para este mesmo período.

Mas mesmo a água sendo um recurso renovável irá se esgotar? Quais os principais motivos para esse panorama? O que fazer para contribuir com a mudança desse cenário?

Junto com a previsão da ONU, a mesma apresenta em seu relatório que dentre os principais motivos para a falta de água no mundo estão as grandes mudanças climáticas dos últimos anos, o desmatamento de florestas e o grande aumento na demanda de recursos hídricos.

Para exemplificar o quão grave é a falta de água, um desmatamento de 50% de uma floresta faz com que as chuvas atrasem uma semana, o que ocasiona na perda de uma safra inteira na agricultura.

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração quando o assunto é a água, é a forma como é feito o descarte dos efluentes. Um descarte incorreto pode prejudicar gravemente rios e mananciais, impactando diretamente no desenvolvimento e recuperação da conservação da água.

Entre as ações que podem ser tomadas para contribuir para a preservação da água, a dessalinização tem sido pauta frequente.

A dessalinização consiste em um processo físico-químico no qual são removidos os sais minerais dissolvidos presentes na água, resultando uma água com baixo ou nenhum teor de sais, o que a torna ideal para o uso em indústrias e até mesmo para o consumo humano.

Esse método, o qual já é muito utilizado em países desérticos, é realizado normalmente através da evaporação e da osmose reversa.

Ainda, algumas outras formas que podemos citar como meio de preservação da água são:

– Diversificação das fontes de água: captação da água da chuva, reaproveitamento de água e a água de reúso são ótimas alternativas;
– Redução no consumo de água;
– Tratamento correto da água industrial e dos efluentes: ao tratar corretamente a água e o efluente industrial, ocorrem menores impactos na natureza e fontes de água, redução no consumo e ainda existe a possibilidade de aproveitamento com a água de reúso.

Aqui na Multiagua, a sua indústria conta com tratamentos completos e personalizados para seu efluente de acordo com o seu tipo de produção e sua demanda. Conheça mais sobre nossas soluções, fale conosco e faça sua parte na preservação e uso consciente da água.