A importância da Engenharia no tratamento de caldeiras

Para o tratamento químico de caldeiras, assim como em sistemas de resfriamento, é imprescindível a assistência e acompanhamento de engenheiros especializados neste serviço.

Além dos produtos químicos adequados, a geração de vapor da caldeira depende do correto tratamento para atingir as especificações adequadas definidas pela ABNT ou ABMA como ausência de sais de dureza, mínima quantidade de sílica, mínima quantidade de ferro e ausência de cloro.

O atendimento correto também vale para limpeza química de tubulações, tratamento de água do condensado e outros que devem ser realizados por técnicos e engenheiros, a fim de não causar danos ao equipamento e à segurança dos colaboradores, como incrustações, arrastes e corrosões – o que pode ocasionar até mesmo explosões.

Importância do Engenheiro Químico
O profissional de engenharia química aplica seus conhecimentos científicos, técnicos e experimentais para desempenhar com qualidade o tratamento de caldeiras assim como criar novas soluções, modificações e mecanismos que se adequem em cada tipo de serviço e equipamento. Os produtos químicos utilizados são analisados de acordo com o tratamento, por isso que ao contratar este serviço, verifique as certificações da empresa e o registro dos engenheiros – regulamentos pelo CREA e/ou CRQ.  

Na Multiagua, este cuidado se faz por meio de um Programa de Tratamento Preventivo de acordo com as exigências legais (NR 13), complementadas por diagnóstico de campo, monitoramento de pontos críticos e desenvolvimento de novas ações integradas ou combinadas. Todas essas etapas garantem economia, segurança e qualidade à produção com acompanhamento constante de engenheiros químicos, engenheiros de automação, técnicos e especialistas qualificados para a melhor eficiência energética.

Conheça mais sobre as soluções para Geração de Vapor.