Diferenças entre afluentes e efluentes

Em algum momento da vida todos nós já ouvimos falar sobre efluentes, afluentes, ETE, ETA, etc. Mas você sabe qual a definição e diferença entre eles?

Apesar de possuírem um nome muito parecido, ambos são coisas distintas, entenda um pouco mais sobre cada um deles.


Efluentes

Denominação de algo que flui. Os efluentes são substâncias produzidas pelo homem em residências ou indústrias e que são despejadas na natureza.

Existem dois tipos de efluentes, os líquidos e os gasosos.

Os efluentes líquidos normalmente utilizam água em seu processo e normalmente são lançados nas redes de esgoto, chegando facilmente em nossos rios e podendo contaminá-los. Podemos citar como efluentes líquidos os esgotos sanitários, provenientes de utilização doméstica, atividade industrial e agrícola, entre outros.

Já os efluentes gasosos são formados por dispersão e facilmente liberados e espalhados pelo ar. Os principais liberadores de efluentes gasosos são os carros e as chaminés de indústrias.

Quando falamos de efluentes industriais sua forma de produção e liberação dependerá do segmento da empresa e seus processos e o efluente poderá apresentar cargas orgânicas e inorgânicas.

Para que o efluente seja liberado no meio ambiente, o mesmo deverá seguir normas e apresentar aspectos pré determinados, para que assim o risco de contaminação na natureza seja menor.


Afluentes

Aquilo que aflui. Afluentes são pequenos cursos d’água, sejam eles rios, riachos, córregos, etc., que deságuam em um rios maiores. Os afluentes são águas que encontramos na natureza e que após passarem pelo tratamento adequado passam a poder ser utilizada no dia a dia, seja para uso residencial ou industrial.

A Multiagua possui soluções completas para o tratamento de efluentes e afluentes, tornando a água ideal para o uso em sua indústria e também para o despejo correto na natureza.

Quer saber mais? Entre em contato e tenha um projeto personalizado de acordo com a necessidade de sua indústria.