Tipo de combustível: gás natural, gás GLP e biomassa
Existem diversos tipos de combustível que podem ser utilizados nas caldeiras a vapor, sendo que cada um deles trará um desempenho específico de acordo com a sua caldeira e tipo de produção.
Dentre os principais tipos de combustíveis que podemos citar, estão o gás natural, o gás GLP e a biomassa. Confira algumas das especificidades de cada um deles:
Gás natural:
Encontrado na natureza, o gás natural é um combustível fóssil que pode ou não ser associado ao petróleo.
É um gás inodoro, incolor e que oferece uma queima mais limpa do que os demais gases, além de uma eficiência em sua queima e rendimento térmico.
– Dentre suas vantagens, pode-se citar:
– Flexibilidade;
– Custo competitivo;
– Economia na geração de energia.
Gás GLP:
Produzido a partir da mistura de hidrocarbonetos, o gás GLP possui alto poder calorífico, baixo impacto ambiental e facilidade de queima e armazenamento.
Pode ser utilizado em diversos meios devido a suas facilidades e características de aplicabilidade, mas é encontrado principalmente nas cozinhas.
Nas indústrias pode-se encontrar o GLP em seus principais processos: aquecimento de fornos, queima, combustível para caldeiras, abastecimento de empilhadeiras, entre outros.
Dentre as principais vantagens do GLP, podemos citar:
– Economia;
– Geração de energia limpa;
– Possui recipientes próprios para o armazenamento, facilitando o manuseio;
– Alta facilidade de queima;
– Menor gasto do combustível durante seus processos de queima.
Biomassa:
Considerada uma fonte de energia renovável, a biomassa é proveniente da matéria orgânica de vegetais e animais e possui a finalidade de produzir energia emitindo uma menor quantidade de gases poluentes na atmosfera.
Podendo ser obtida através de diferentes fontes, como plantas, madeiras, restos de alimentos, etc., hoje a maior fonte de produção de biomassa no Brasil é através do bagaço da cana-de-açúcar, sendo que com as condições climáticas favoráveis e espaço ideal para o cultivo, o Brasil é um país privilegiado quando o assunto é a produção desse tipo de combustível.
Além de ter como os principais benefícios a baixa emissão de carbono e baixo custo na produção de energia, pode-se citar como vantagem para a escolha desse tipo de combustível:
– Baixo custo para compra, principalmente quando comparado aos combustíveis fósseis;
– A maior parte do carbono produzido durante a queima da biomassa é absorvido durante o desenvolvimento do novo vegetal;
– Um melhor custo x benefício;
– Sua empresa se torna ecologicamente correta.
Sempre busque o combustível mais se adéqua a sua necessidade, caldeira e tipo de produção, gerando assim uma maior economia e produtividade.