O uso de caldeiras em frigoríficos

Tendo seu uso indispensável em frigoríficos, as caldeiras geradoras de vapor são responsáveis e estão presentes na maioria dos processos deste segmento industrial, sendo totalmente dependente desse maquinário, ou seja, qualquer possível parada na caldeira faz com que toda a indústria deixe de funcionar, tornando-se assim um dos equipamentos mais importantes dentro do frigorífico.

O vapor gerado pelas caldeiras é utilizado em uma diversidade de departamentos dentro do frigorífico.

Na sala de abate, faz seu uso para o aquecimento da água das pias numa temperatura de 42º C para a higienização das mãos e numa temperatura de 90º C para a esterilização e higienização de ferramentas de trabalho, como facas e serras.

Outra parte dessa indústria que não funciona sem a presença de uma caldeira é a graxaria. Esse setor é responsável pelo desenvolvimento de farinhas e gorduras de origem animal, o qual utiliza-se dos restos do animal (ossos, vísceras, sangue, entre outros) para sua produção. A caldeira é a responsável, além da higienização do local, pelo abastecimento dos digestores, equipamento o qual realiza o aquecimento da água utilizada na etapa de cozimento das partes. A falta de vapor nos digestores de uma graxaria pode resultar num consumo maior de energia, um aumento no tempo de produção e um produto final com qualidade inferior.

Além disso, vale ressaltar que o setor de graxaria auxilia diretamente no aumento de eficiência do frigorífico como um todo, diminuindo o descarte de resíduos e criando uma alternativa para a produção de alimentação de aves. 

Ainda, as caldeiras a vapor estão presentes nas lavanderias, refeitórios, sala de desossa e em toda a limpeza da indústria. 

Para manter a caldeira sempre em perfeito funcionamento e evitar que haja a contaminação das carnes e produtos finais, a manutenção preventiva deve ser realizada frequente, tornando a água utilizada nas caldeiras livre de impurezas e microrganismos que causam contaminação, além de manter a água com a qualidade e pH ideais. Além disso, a manutenção evitará a presença de incrustações e diminuirá a necessidade de paradas técnicas durante as etapas produtivas.

Quer saber mais sobre o uso de caldeiras em frigoríficos e o tratamento das águas? Entre em contato, a Multiagua tem a solução ideal!