Malefícios da falta de manutenção em caldeiras de vapor

As caldeiras geradoras de vapor funcionam 100% do tempo sob pressão de vapor acima da atmosférica, ocasionando assim em maiores possibilidades de falhas, redução de desempenho e acidentes, reduzindo a vida útil do equipamento e aumentando os prejuízos e custos na produção.

Muito falamos por aqui sobre a queda de eficiência e gastos desnecessários que a falta de manutenção nas caldeiras pode trazer para a indústria, mas hoje vamos mais a fundo sobre os malefícios que são resultado da falta da manutenção preventiva e que muitas vezes são percebidos apenas a longo prazo.

Pode-se dividir os problemas e riscos mais comuns em dois diferentes níveis, sendo eles: danos estruturais e consumo excessivo de combustível.

 

Danos estruturais

Dentro desse nível encontra-se 3 diferentes problemas mais comuns, sendo eles:

Fadiga por estresse térmico: ocasionado pela alta temperatura ou tubulações obstruídas. Neste caso, a água não circula uniformemente dentro da caldeira, resultado em picos de altas temperaturas em algumas partes, fazendo com que a temperatura se eleve e seja resfriada muito rapidamente, com o tempo causando rachaduras no equipamento.

Ciclagem excessiva: o grande número de ciclos térmicos faz com que ocorra a fadiga no aço e comprometa permanentemente a estrutura da mesma.

Falha no tratamento da água: possíveis falhas no sistema de tratamento de água da caldeira resultam na oxidação do material da caldeira.

 

Consumo excessivo de combustível

Além dos prejuízos com uma maior necessidade de combustível, os danos causados nesse nível podem trazer inúmeros gastos desnecessários para a indústria. Confira os danos e erros mais comuns:

Dureza da água: a qualidade da água utilizada em uma caldeira diz muito sobre a sua capacidade produtiva e também a capacidade energética. A grande presença de minerais dificulta a transferência de calor, podendo ocorrer um superaquecimento no equipamento e alto desperdício de combustível.

Ajuste incorreto do queimador e erros no ventilador de combustão: tais problemas geram uma combustão ineficiente, gerando desperdício do combustível utilizado e também comprometendo a eficiência.

Erros em sensores, sondas e válvulas: outra forma de perda de combustível e eficiência é causada pelos erros de partes do sistema de controle da caldeira, causados principalmente por paradas e partidas irregulares.

Ao ter a Multiagua ao seu lado, sua indústria terá o tratamento ideal e personalizado para a água de sua caldeira, além de contar com tratamentos preventivos, evitando que danos maiores aconteçam e que a parada para manutenção seja maior.

Quer saber mais sobre como a Multiagua faz o tratamento de caldeira a vapor? Entre em contato e tire toda as suas dúvidas.