Floculadores são essenciais no tratamento de efluentes e afluentes
Cada etapa do tratamento da água industrial é de extrema importância para o resultado final. O esperado é que o procedimento garanta economia e eficiência na produção, além de uma água que possa ser reutilizada e descarta sem danos para o meio ambiente e para o ser humano e, por isso, que a coagulação e a floculação são tão essenciais.
A água corretamente tratada traz mais qualidade e rendimento à produção, sendo que o seu uso é indispensável em vários setores industriais. Durante o tratamento da água se acumulam impurezas minúsculas (com diâmetro médio entre 1 e 1000 nm) que não se depositam no fundo do recipiente e por isso, é necessário utilizar produtos químicos específicos.
Os produtos usados para floculação têm em sua composição coagulantes que geralmente são à base de alumínio e tanino e podem ser acrescentados de outros agentes químicos. O objetivo desse processo é atrair as partículas por meio de íons positivos. O que acontece depois é a aglutinação das partículas na floculação, sendo a próxima etapa é a sedimentação e a decantação, em que deposita-se no fundo dos decantadores e tanques para coleta/extração.
Em todo o processo da coagulação e floculação, deve se considerar os produtos e técnicas físico-químicas utilizadas para a melhor remoção dos poluentes. Na Multiagua, por exemplo, utiliza-se a linha MULTIFLOC, com produtos exclusivos, que além de serem formulados à base de alumínio e tanino, possuem aditivação que aumenta o desempenho e produz economia e praticidade no dia a dia.
Outra vantagem é que conta-se com um Departamento Técnico que realiza ensaios de tratabilidade, permitindo a escolha da melhor solução química e garantindo uma aplicação segura, eficiente e com melhor qualidade para a água tratada industrial ou potável.