ETA e ETE: perspectivas para 2021
Estamos no primeiro mês de 2021 e, com isso, chegou o momento de analisar as ocorrências do ano que passou e iniciar o planejamento e perspectivas para este ano.
Pensando nisso, quando o assunto são as estações de tratamento de efluentes e afluentes, pode-se dizer que o segmento sofreu baixos impactos durante 2020, ao mesmo tempo que apresentou algumas ligeiras mudanças.
Devido à pandemia do Covid-19, muitas indústrias e empresas tiveram que fechar as portas por um determinado tempo ou diminuir o quadro de funcionários e tempo de funcionamento, o que, consequentemente, fez com que a produção também fosse menor. Este fato atingiu diretamente a necessidade de tratamento de afluentes e efluentes, afinal quanto menor é a produção menor será a quantidade de efluentes a ser tratado. Com isso, a procura por soluções e tratamentos caiu.
Ao mesmo tempo, o aumento de pessoas em suas casas tornou ainda maior a necessidade de tratamento de efluentes e afluentes residenciais, aumentando a demanda dos serviços de saneamento prestados pelas concessionárias locais.
Ao pensarmos nas indústrias, 2021 iniciou com normalizações no funcionamento das indústrias, aumentando novamente a demanda de tratamento de afluentes e efluentes industriais. Já para as residências, hoje, cerca de 47% dos brasileiros não possuem acesso ao saneamento básico o que fez com que o atual presidente sancionasse o novo Marco Legal do Saneamento Básico, o que será responsável por garantir saneamento básico para 99% dos brasileiros até 2033.
Com isso, a partir deste ano, os investimentos nesse setor crescerão consideravelmente para que seja possível alcançar a meta estabelecida, gerando grandes expectativas para o setor.
Para contribuir e facilitar o alcance deste objetivo, muito se falará sobre processos como a dessalinização, osmose reversa e reúso da água. Ainda, alguns equipamentos serão de grande procura para a realização do tratamento dos afluentes e efluentes, como as estações compactas de tratamento, a qual, devido a sua facilidade de instalação, tornará mais ágil e eficiente todo o processo.
Hoje, a Multiagua já oferece todos os benefícios e facilidades das estações compactas para as indústrias, confira aqui mais detalhes sobre este equipamento, fale conosco e comece o ano levando qualidade e eficiência para o tratamento de seus efluentes e afluentes industriais.