Eficiência Energética da Caldeira depende da correta manutenção
As caldeiras são equipamentos de elevada responsabilidade no processo industrial, em que sua operação e manutenção são monitoradas por uma série de normas, códigos e legislações. De acordo com a NR-13, fiscalizada pelo Ministério do Trabalho, as caldeiras de geração de vapor devem estar com a manutenção em dia, mas para que o equipamento funcione da maneira mais eficaz possível, esse cuidado deve estar aliado com um tratamento preventivo.
Uma caldeira sem a correta manutenção pode não atender a demanda de vapor da indústria, com consumo excessivo de combustíveis e até mesmo acidentes fatais. Isso porque a taxa de evaporação (concentração) das caldeiras são muito elevadas, gerando as temidas incrustações e podendo ocasionar corrosões, o que pode levar à perda do equipamento.
O tratamento constante garante uma produção com mais qualidade e isso deve acontecer desde a pré-instalação e durante toda a vida útil do sistema.
Seguindo toda a manutenção de forma correta para que atinja as reais necessidades da caldeira, sua produção terá maior eficiência energética com redução de até 20% no consumo de combustível, além do custo/benefício de um equipamento bem cuidado e sem danos futuros.
Ao notar que a caldeira está produzindo menos do que deveria e com a presença de formações de sais incrustados, procure por uma consultoria qualificada o quanto antes como nossa equipe de pronto atendimento.
Saiba mais sobre o nosso Programa de Tratamento Preventivo.