Cuidados com a torre de resfriamento durante épocas mais quentes
As torres de resfriamento são indispensáveis dentro de uma indústria para que ocorra a troca de temperatura, removendo o calor durante os processos produtivos.
Para que uma torre de resfriamento funcione corretamente e seu nível de desempenho seja o melhor possível, muito fatores devem ser observados, como a temperatura do ar do ambiente, a umidade do ar e temperatura do bulbo úmido, ou seja, muito tem relação com o clima.
Antes, para melhor entendimento sobre o funcionamento da torre de resfriamento e o clima, você sabe o que é a temperatura do bulbo úmido?
Em uma torre de resfriamento, pode-se falar em dois tipos de bulbos: o bulbo seco, que nada mais é do que a própria temperatura do gás e o bulbo úmido, o qual possui sua temperatura medida através de uma gaze umidificada que envolve o bulbo do termômetro que é exposto a uma corrente contínua de ar.
A capacidade de uma torre de resfriamento é definida pela diferença de temperatura entre a água quente que entra na torre e a água fria que sai da torre. Essa capacidade sofre grandes influências e modificações de acordo com as condições climáticas em que o equipamento se encontra e a vazão de água de resfriamento.
Em temperaturas mais frias, como no inverno por exemplo, a temperatura da água de saída também sofre uma queda, desde que a carga térmica seja constante. Para que a temperatura dessa água não sofra oscilações, a vazão de água deve ser diminuída.
Já para os dias mais quentes, como no verão, seu funcionamento passa ser o inverso, onde a água de saída tem um aumento de temperatura e a vazão deverá ser aumentada para conseguir um compensamento e equilíbrio na temperatura.
Em casos onde não há o controle ideal da temperatura da água devido a climas quentes, pode haver uma grande queda de desempenho e eficiência da torre de resfriamento.
Além da temperatura climática, a direção dos ventos e fontes de calor próximas a torre de resfriamento também deve ser observada, pois pode ocorrer problemas de recirculação do ar quente, contaminando o ar de entrada.
Ainda sobre o bulbo úmido, a temperatura do mesmo deverá ser definida de acordo com as condições climáticas e estações do ano, sendo medida com base na temperatura mais elevada do verão.
No Brasil, as mudanças climáticas são frequentes, demandando uma atenção ainda mais especial para o controle de temperaturas da torre de resfriamento, especialmente devido às altas temperaturas durante os dias mais quentes.
Para que sua torre de resfriamento possa funcionar com o máximo de desempenho e eficiência durante todo o verão, as manutenções preventivas e tratamento da água devem ser realizados regular e periodicamente.
A Multiagua oferece o tratamento correto para sua torre de resfriamento de acordo com diagnósticos previamente realizados.
Entre em contato conosco e saiba como tratar as suas águas industriais neste verão!